Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Para clientes, redes de drogarias regionais têm melhor custo-benefício

Grandes redes, no entanto, continuam sendo as líderes em força da marca

Redação de Redação
16 de abril de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Redes de drogarias regionais têm melhor custo-benefício

Os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor valor percebido (custo-benefício), mostra pesquisa da CVA Solutions sobre o segmento. Grandes redes, no entanto, continuam sendo as líderes em força da marca (a atração menos a rejeição perante clientes e não clientes).

O novo estudo foi realizado em março de 2021 e é o décimo realizado pela CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, subsidiária da CVM Inc. dos Estados Unidos. Foram entrevistadas 5.340 pessoas de todo o Brasil.

Com relação ao valor percebido, o melhor índice foi atribuído à Coop (da região do Grande ABC e interior de São Paulo). São João (Sul), Venâncio (RJ), Drogaria 24 Horas (Região Sudeste) e Ultrafarma (Nacional) vêm a seguir. Os consumidores estão muito satisfeitos com preços, variedade de produtos, qualidade do estabelecimento e atenção dos balconistas, entre outros.

A maior força da marca é da Drogasil, seguida pela Pague Menos, Droga Raia e Drogaria São Paulo.

Digitalização do segmento

No geral, as drogarias são muito bem avaliadas pelos consumidores. O segmento aparece na oitava posição entre os 51 pesquisados pela CVA Solutions. Sua nota é 8,62, em uma escala de 1 a 10. O valor percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de micro-ondas (nota 8,87) e o pior o de planos de saúde (6,93).

Durante a pandemia, as compras online e feitas por aplicativos aumentaram bastante. A adesão dos consumidores a essa facilidade aumentou de 21,4% (2019) para 25,9%. O Sudeste concentra os consumidores que costumam utilizar a internet para comprar produtos nas drogarias (32,9%) e a capital de São Paulo lidera, com 47,4%.

As visitas mensais às drogarias físicas também diminuíram em 2021. Agora, são menos de duas vezes (1,9), sendo que em 2019 a média era duas vezes e em 2018 era de 2,04. O comportamento é resultado do distanciamento social imposto pela pandemia e também da facilidade de realizar as compras mensais de medicamentos e de higiene e beleza pela internet.

Os programas de fidelidade das drogarias aumentaram de 31,2% para 34,2% de penetração. Também o recebimento de e-mail marketing e o impulso para a compra por meio dele aumentou: 24% recebem e-mail de drogarias e, destes, 57% já compraram produtos ofertados por eles.

“Na pandemia, as pessoas vão menos às lojas físicas, realizam suas compras online, buscam ofertas nos programas de fidelidade e estão atentas aos e-mails promocionais recebidos. Ou seja, houve uma importante aceleração digital no segmento”, observa o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.

Digitalização do segmento

O uso de serviços nas drogarias aumentou bastante entre 2019 e 2021: de 41% para 48%. Os clientes costumam tirar a pressão, tomar injeção, fazer teste de glicemia e testes para a Covid-19. Dessa forma, o valor percebido para quem se utiliza dos serviços é melhor do que os que não usam. Quem utiliza considera o valor percebido do estabelecimento 1,01. Para quem não utiliza, é 0,99.

“Serviço é muito bom para as drogarias. Ajuda a fidelizar o cliente e melhora a avaliação. Também a atenção do balconista e do farmacêutico ajudam a melhorar a experiência e a satisfação do consumidor”, explica Cimatti.

O estudo revela, ainda, que a saúde do brasileiro, em geral, piorou, em comparação a 2019. O isolamento social, fundamental para que se evite o contágio pelo coronavírus, também trouxe o recrudescimento de outros problemas de saúde nos lares. A depressão e a ansiedade aumentaram em 24%, a obesidade em 4%, a hipertensão arterial em 7% e houve um aumento de 9% dos tabagistas.

Confira, abaixo, os nomes das redes de drogarias preferidas pelos consumidores (dentre mais de 44 nomes citados pela CVA Solutions) de acordo com o valor percebido e a força da marca.

Valor percebido:

1º Coop
2º São João
3º Venâncio
4° Drogaria 24 Horas
5° Ultrafarma
6° Panvel
7° Farmais
8° Nissei
9° Drogasil
10° Globo

Força da marca:

1° Drogasil
2° Pague Menos
3° Droga Raia
4° São Paulo
5° Ultrafarma
6° Pacheco
7° Preço Popular
8° Panvel
9° Araújo
10° Nissei

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Ticket Log: Preços dos combustíveis têm leve queda no começo de abril

Próxima Postagem

Total Express aumenta abrangência e reduz prazo de entrega

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Total Express amplia abrangência e redução de prazo de entrega

Total Express aumenta abrangência e reduz prazo de entrega

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile