Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta Final do Fórum Lide de Varejo 2024

Momentum 1.058

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de março de 2024
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
Carta Final do Fórum Lide de Varejo 2024

“Na última 6ª feira aconteceu o Fórum Lide de Varejo 2024, reunindo líderes do setor para discutir o presente e o futuro do varejo global e seus impactos na realidade local.

O evento começou com uma homenagem ao Abilio Diniz quando Geyze Diniz e Ana Maria Diniz, esposa e filha do Abilio, receberam uma escultura de Bia Dória evocando o que Abilio plantou e semeou no setor empresarial e em especial no varejo.

Sérgio Zimmerman, da Petz, Jorge Gonçalves do IDV, Vander Giordano, da Multiplan, Luciana Medeiros da PwC, Thomaz Machado, da Scantech, Alexandre Birman, da Arezzo&Co, Jordana Barros, da Telhanorte Tumelero, e Pablo Becker foram os debatedores.

Ao final foi compartilhada a Carta do Evento, condensando o que foi apresentado e discutido.”

Carta Fórum Lide Varejo 2024

Definitivamente são tempos de transformações estruturais, profundas e abrangentes que envolvem o varejo do mundo e com forte impacto no Brasil.

Na sua origem todas as mudanças precipitadas pelo avanço da tecnologia e o digital e combinadas com a evolução do omniconsumidor, com muitas opções de escolha entre canais, marcas, modelos e condições de pagamento.

E ainda os processos estruturais de mudanças no mercado gerando a desglobalização do varejo físico e a metaglobalização do digital.

Tudo isso evolui para o crescimento da competitividade, a pressão sobre a rentabilidade e a tendência à concentração.

Esses processos concomitantes aceleram a adoção cada vez mais ampla da tecnologia para buscar eficiência, produtividade e respostas para o cenário ainda mais complexo.

E que incorporam a massificação de acesso à Inteligência Artificial, exigindo um reposicionamento amplo das lideranças empresariais de quaisquer setores, mas em particular do varejo, comércio e consumo, pela aceleração da velocidade dos processos em transformação.

Nesse amplo quadro competitivo global, os fatores específicos do Brasil ainda geram adicionais desafios para os líderes desses setores.

A desigualdade social se aprofunda. A reforma tributária em regulamentação deve gerar aumento da carga das empresas que pagam os impostos, ainda que com importante simplificação processual.

Um dos temas específicos da nossa realidade é a condescendência e omissão com a inequidade tributária entre os varejistas e fornecedores locais em relação aos players globais, que operam através do cross border.

E mais a crença dogmática de um Estado mais forte e provedor ao invés do saudável e desejável liberalismo econômico que reconhece as vantagens da economia de mercado.

Nesse reconfigurado e cada vez mais desafiador cenário é fundamental que o setor empresarial, de forma ampla, esteja alinhado em defesa dos princípios do liberalismo econômico e atentos à tendência de obrigar a Nação a pagar pela visão do Estado maior, desigual e pesado, que passa a conta para a iniciativa privada.

A ausência de líderes empresariais históricos, que nos conduziram até aqui pela força de suas ideias e capacidade de mobilização, precisa ser substituída pela necessária integração das cadeias de valor dos diversos negócios e da busca do melhor para a Nação e pelo alinhamento e atuação mais presente, decisiva e ativa.

Não basta constatar, analisar e pregar. É precisa agir de forma diferente do passado para fazer precipitar o necessário reposicionamento.

O que hoje discutimos, avaliamos e constatamos neste fórum do Lide, como em todos os demais que têm sido realizados, é que sejamos indutores de uma mudança ampla, consciente e decisiva do setor empresarial.

Agora e antes que seja tarde e custoso demais para a Nação.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Divulgação (Evandro Macedo/ LIDE)

Postagem anterior

O que sabemos sobre o Grok, a nova IA de Elon Musk que quer derrubar o ChatGPT

Próxima Postagem

Varejo deve focar na otimização dos pontos de contato e no aperfeiçoamento da logística

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Varejo deve focar na otimização dos pontos de contato e no aperfeiçoamento da logística

Varejo deve focar na otimização dos pontos de contato e no aperfeiçoamento da logística

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.