Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Novos hábitos de consumo: turista busca natureza e destino próximo de casa

Redação de Redação
16 de fevereiro de 2021
no Consumo, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Escolher um destino, comprar a passagem, fazer as malas e pegar o avião. Se antes esses eram os principais passos para se fazer uma viagem, agora já não é bem assim. Uma pesquisa realizada pela MaxMilhas, plataforma de venda de passagens aéreas com desconto, mostra como a pandemia de Covid-19 se refletiu no comportamento de compra durante esse ano atípico que foi o de 2020.

Uma das principais mudanças foi com relação ao planejamento. Se em 2019 a maioria dos clientes comprou passagens para voar em dois meses ou mais, no ano passado a maior parte das vendas foi para viagens com antecedência entre oito e 21 dias.

“Com o cenário instável, principalmente nos primeiros meses da pandemia, as pessoas preferiram fazer planejamentos pontuais”, afirma Tahiana D’Egmont, CMO e sócia da MaxMilhas. Entre os destinos mais vendidos, o trecho São Paulo-Rio de Janeiro foi o que teve, em média, o preço mais baixo em 2020, chegando a R$ 188,82. O mesmo trecho, em 2019, custava, em média, R$ 268,76.

Quais os destinos preferidos?

Com relação aos destinos preferidos, as restrições das fronteiras e rotas internacionais intensificaram a procura pelas viagens dentro do Brasil, que representaram 92,26% das passagens vendidas em 2020.

As cidades que mais receberam turistas foram as capitais nordestinas, com destaque para Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

As viagens domésticas, inclusive, foram as responsáveis pelo reaquecimento do setor aéreo e de turismo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passageiros em voos domésticos em dezembro de 2020 foi 5,6 milhões. Esse número foi 36,4% inferior ao mesmo mês do ano anterior, no entanto, foi o maior volume registrado desde fevereiro de 2020.

Quais as tendências para 2021?

As viagens domésticas seguem sendo as mais buscadas neste ano de 2021. Porém, as compras de passagens em janeiro mostraram que os destinos do Nordeste começaram a perder força na preferência dos viajantes, depois de meses liderando os planos de viagens.

As cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF) entraram para o “top dez” dos destinos mais comprados no primeiro mês do ano.

A antecedência das viagens procuradas em janeiro está um pouco maior do que a média de 2020. As pessoas estão comprando passagens para viajar entre 30 e 45 dias, sinal de que podem estar se planejando para feriados próximos. Esta é uma tendência que deve se manter durante o ano.

A busca por locais próximos às capitais que ofereçam turismo ao ar livre continua sendo uma alternativa. Serras, grutas, cachoeiras, trilhas e outros locais pouco explorados e que não costumam ter aglomeração de pessoas seguem sendo uma grande pedida de boa parte dos turistas este ano.

“O perfil dos turistas está mudando não só por uma questão de saúde, mas também por questões financeiras. Os viajantes têm preferido ir para locais mais tranquilos, em contato com a natureza e buscando por destinos mais próximos de onde vivem. E claro, também continuará sendo fundamental procurar saber sobre as medidas sanitárias adotadas nos aeroportos, aviões e nos destinos para os quais se pretende viajar”, avalia Tahiana D’Egmont.

Imagem:  Bigstock

Postagem anterior

Log-In lança plataforma digital Log-Aí para cliente gerenciar operação logística

Próxima Postagem

Foodservice 2021: mais do que resiliência, gestão e inovação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Foodservice 2021: mais do que resiliência, gestão e inovação

Foodservice 2021: mais do que resiliência, gestão e inovação

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile