Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Meios de pagamento: Pix, carteiras digitais e QR Code são tendências para 2023

É o que mostra a "Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023" da Fiserv

Redação de Redação
15 de dezembro de 2022
no Destaque do dia, Economia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Meios de pagamento: Pix, carteiras digitais e QR Code são tendências para 2023

O uso de métodos de pagamento modernos, como Pix, carteiras digitais e QR Code, está entre as tendências para 2023. É o que mostra o “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023” da Fiserv, empresa de tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, divulgada nesta semana.

De acordo com o estudo, os brasileiros estão familiarizados com uma grande variedade de métodos de pagamento. Entre eles, o Pix se destaca, tanto por causa da conveniência quanto pelo fato de não exigir que o consumidor carregue dinheiro. Isso é constatado em todas as regiões, gêneros e faixas etárias.

Além disso, três em cada quatro entrevistados fazem pelo menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos.

A pesquisa mostra que, nos próximos dez anos, o Pix provavelmente continuará sendo o método de pagamento preferido, com 87% dos consumidores dizendo que planejam usá-lo. Ele é seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%).

Dinheiro, transferência eletrônica (TED) e pagamentos no caixa devem ser menos comuns – o que evidencia e necessidade de o varejo repensar os canais e meios de pagamento para melhor acomodar as mudanças dos hábitos de consumo.

Experiência omnichannel

De acordo com a pesquisa “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023” da Fiserv, a experiência omnichannel desponta como uma tendência em relação a 2021. Além disso, quatro em cada dez entrevistados tiveram uma experiência de compra invisível, ou seja, em que não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra – algo com o que o cliente se acostumou a pedir um carro do Uber, por exemplo.

“O momento de pagamento era sofrido para cliente. Hoje, não: o momento de pagamento virou uma experiência. A gente busca lojas que oferecem uma melhor experiência ou em que a gente não perceba que está passando pelo pagamento. A experiência omnichannel consiste em garantir que o cliente possa ter o mesmo tipo de relacionamento com a loja, independentemente do canal, e a mesma oferta. O varejo não pode oferecer Pix numa loja física e não oferecer no online, por exemplo. Precisa ser em todos os canais”, analisa Giuliana Cestaro, diretora de Produtos E-commerce da Fiserv para a América Latina.

Entre os respondentes da pesquisa, 66% afirmaram já terem utilizado carteira virtual e 43% utilizam apenas uma carteira, enquanto 38%, duas carteiras, 12%, três carteiras e 7%, mais de três. A maioria dos entrevistados com wallets a utilizam para pagar bens e serviços (61%), para transferência (49%), para controle de despesas (35%), para benefícios e descontos (34%), para obter cashbacks (30%), para investimento (28%), para crédito (22%) e para conta em dólares (12%).

“A maquininha física não vai deixar de existir. Existe uma redução natural por causa da digitalização da economia, que traz outras formas de pagar, como Pix e wallets, mas o cartão ainda é um meio importante de pagamento”, diz Giuliana.

As compras em lojas físicas, ao menos uma vez por semana, continuam sendo as mais frequentes (44%), mas 29% dos entrevistados realizam compras online ao menos uma vez por semana. O conceito da experiência omnichannel já é percebido por 20% dos entrevistados que realizam compras ao menos uma vez por semana, transitando entre os canais.

Em comparação com a versão anterior deste estudo da Fiserv, a intenção de compra pela internet nos próximos 12 meses cresceu de 54% para 67%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Entenda como a marca Victorinox consegue se manter jovem no varejo sem traquitanas tecnológicas

Próxima Postagem

Gollog amplia rotas de entrega no mesmo dia para mais sete capitais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Gollog amplia rotas de entrega no mesmo dia para mais sete capitais

Gollog amplia rotas de entrega no mesmo dia para mais sete capitais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile