Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Perspectivas econômicas para 2021 são boas, afirma economista-chefe da XP

Aiana Freitas de Aiana Freitas
15 de dezembro de 2020
no Consumo, Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Caio Megale - Foto: Gustavo Rampini

Abalado pela pandemia de Covid-19 e todos os seus impactos sociais e econômicos – para não citar na área da saúde -, o mundo termina 2020 e começa 2021 com boas perspectivas, afirma o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale. Ele foi um dos participantes do webinar “Retail Trends – Admirável Mundo Novo”, promovido pela Gouvêa Experience e cuja primeira etapa foi realizada nesta terça-feira (15). O evento contou com cobertura completa da Mercado&Consumo.

Megale vê com otimismo também a situação específica do Brasil. “As commodities agrícolas, como o petróleo e o minério de ferro, tiveram os preços fortemente ajustados para cima. Sempre que o mundo vai bem, especialmente liderado pela China, e os preços das commodities sobem, a América Latina se beneficia. Além disso, estamos em um momento em que outras grandes economias, como os Estados Unidos e os países da Europa, dão sinais de recuperação, com grande liquidez e taxas de juros baixas.”

Para Caio Megale, tudo isso faz o ambiente de 2021 “promissor”. Ele cita, ainda, o resultado das eleições nos EUA como outro ponto favorável. “Os EUA terão um presidente mais pragmático e menos ruidoso quando se fala em relações internacionais”, diz, referindo-se ao democrata Joe Biden, que vai ocupar o lugar atual do republicano Donald Trump.

O economista-chefe da XP Investimentos destaca, no entanto, que alguns setores, como o de serviços, ainda enfrentam muitas dificuldades no Brasil. “É o que tem tido o crescimento mais fraco, porque depende muito da circulação de pessoas”, afirma, citando também o desempenho ainda negativo do setor de eventos, feiras e turismo. Megale admite tambén que uma segunda onda de Covid-19 é um risco.

Apesar disso, para o economista, o Brasil tem se beneficiado de dados positivos relacionados à manutenção do emprego e da renda – nesse caso, por causa do auxílio emergencial concedido pelo governo federal. “Passamos muitos meses com a renda significativamente acima do normal.”

Com o fim dos auxílios, esse desempenho tende a cair. Mas, para Caio Megale, isso não significa que o governo deveria continuar gastando com esses programas. “Os gastos da pandemia foram importantes, mas torná-los permanente é muito arriscado. Se o Brasil não sinalizar um controle fiscal, isso pode significar juros altos e pressão inflacionária, o que vai acabar afetando a recuperação e o emprego. A consequência social pode ser pior”, avalia.

O melhor caminho, diz o especialista, é por meio das reformas estruturais que o Brasil vem adiando há décadas. “O Brasil precisa mostrar ao mundo que a recuperação vai ser calcada no desenvolvimento de longo prazo”, avalia.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020

Próxima Postagem

O tic-tac para a explosão de fechamento de bares no Brasil

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Sebrae oferece formação gratuita de gestão para setor de foodservice

O tic-tac para a explosão de fechamento de bares no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.