Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

Ranking avaliou avaliou 66 itens lançados com o propósito de reverter parte ou todo o lucro para causas sociais e ambientais

Redação de Redação
15 de novembro de 2024
no Destaque do dia, Economia, ESG, Marcas, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível foram consideradas as marcas mais engajadas e de maior impacto social em suas categorias, segundo o Guia MOL de Produtos Sociais, que avaliou 66 itens lançados com o propósito de reverter parte ou todo o lucro para causas sociais e ambientais.

.A Heineken foi a vencedora entre os produtos do tipo sazonal, que são as campanhas criadas para períodos e datas especiais. A Natura se destacou na categoria ano todo, ações e produtos comercializados durante o decorrer do ano. A Visa, por sua vez, foi premiada em campanha transacional, quando cada transação realizada gera uma doação automaticamente, sem necessidade de criar um produto específico para isso.

O projeto “Uma Penca”, da Chico Rei, conquistou o primeiro lugar na categoria negócio social, focada em iniciativas que têm o impacto social positivo como propósito central. Já a SP Invisível se destacou na categoria terceiro setor, com produtos criados e vendidos por uma organização da sociedade civil, destinados a captar recursos essenciais para o financiamento de suas atividades e manutenção de seus projetos.

“O ranking é significativo por ressaltar a importância da transparência, principalmente em um país onde a desconfiança é uma das principais barreiras ao estabelecimento de uma cultura de doação. É preciso clareza nas campanhas de produtos sociais para que as pessoas enxerguem e entendam o impacto da sua doação”, afirma Vanessa Henriques, gerente de projetos institucionais da MOL Impacto e responsável pela pesquisa.

Campanhas vencedoras

Sazonal: Floating Bar Heineken (Heineken)

Organizado pela plataforma Green Your City, da cervejaria Heineken, que repensa espaços urbanos de um jeito mais sustentável, o Floating Bar abriu novas perspectivas, olhares e compromissos sobre o futuro do Rio Pinheiros. A iniciativa arrecadou em torno de R$ 1 milhão, com parte do lucro revertido a seis instituições para viabilizar soluções baseadas na natureza e ações de educação ambiental e social.

Ano todo: Crer para Ver (Natura)

A Natura apresentou a Crer Para Ver como uma causa que virou produto. A marca foi desenvolvida com objetivo de contribuir para a formação educacional das consultoras de beleza. Atualmente, todo o lucro obtido com as vendas da linha é destinado para projetos de educação através do Instituto Natura. Em 2023, mais de 12,8 mil escolas estiveram envolvidas nas ações, que beneficiaram mais de 4,5 milhões de estudantes e 451 mil consultoras de beleza Natura.

Transacional: Visa Causas (Visa)

O cliente escolhe uma causa ou uma instituição parceira que deseja apoiar, após um cadastro, e a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão de crédito, débito ou pré-pago Visa. Desde 2017, já foram realizadas 496.712.204 doações por meio do Visa Causas.

Negócio social: Uma penca (Chico Rei)

Plataforma online que oferece estrutura completa para quem deseja vender produtos de moda e lifestyle, sem se preocupar com produção, logística e tecnologia, sendo que todos os parceiros direcionam pelo menos R$ 1 por produto vendido para algum projeto social. Entre 2022 e 2024, foi arrecadado um total de R$ 34.433,73, resultando em ações como o plantio de 790 mudas de árvores pela SOS Mata Atlântica e doação equivalente a 415 mil litros de água tratada em parceria com a Global WaSH.

Terceiro Setor: Inverno invisível (SP Invisível)

A campanha Inverno Invisível de 2023 disponibilizou a compra de um moletom no site da SP Invisível, sendo o valor revertido para a organização. A mesma peça também foi distribuída para pessoas em situação de rua, criando uma relação de proximidade entre doador e beneficiário. No ano passado, a ONG arrecadou um total de R$ 5,51 mlhões, impactando 7.298 pessoas, unindo todas campanhas e doações recebidas.

Consumidor consciente

Na última edição de outra pesquisa, a Varejo Com Causa, foi apontado que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os problemas sociais e ambientais. O estudo revelou que, em três anos, de 2021 a 2023, houve aumento de 15% para 29% no número de consumidores que afirmam terem feito doações em lojas físicas de roupas, calçados e artigos esportivos. O mesmo aconteceu com doações feitas lojas de departamento e produtos para casa (de 15% para 28%) e em restaurantes (de 16% para 25%).

Em 2023, os itens de moda e acessórios foram os mais populares nas campanhas de produtos sociais, representando 39,4% entre os analisados nesta edição do Guia MOL. Em seguida, vieram utensílios (13,6%), bebidas (10,6%) e alimentos (10,6%). Setores como financeiro, cosmético, games, pet, serviços, brinquedo, arte e higiene completam a lista, que será disponibilizada no site da MOL Impacto. As ações resultaram em doações para diversas causas, entre as quais pacientes com câncer, acolhimento à população LGBTQIAP+, preservação ambiental e de reflorestamento, hospitais e acesso à saúde, causa animal e educação.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Verão menos quente e outono e inverno mais frios podem alterar a dinâmica no varejo

Próxima Postagem

Balanços do 3º trimestre de 2024: expansão nas vendas e financeiro são os destaques

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Balanços do 3º trimestre de 2024: expansão nas vendas e financeiro são os destaques

Balanços do 3º trimestre de 2024: expansão nas vendas e financeiro são os destaques

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile