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Home Destaque do dia

Jeffrey Towson: “TikTok é especialista em prender a atenção de potenciais consumidores”

Especialista no ecossistema de tecnologia da Ásia faz parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show 2022

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
15 de setembro de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Towson
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Capturar a atenção do consumidor em um mundo cada vez mais digitalizado é um desafio para grandes companhias. Jeffrey Towson, especialista no ecossistema de tecnologia da Ásia, conta que o varejo orientado por dados e algoritmos de personalização é essencial para a sobrevivência de empresas em meio ao crescimento do consumo influenciado por redes sociais e ferramentas de vídeos.

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“O TikTok é especialista em prender a atenção de potenciais consumidores e é possível enxergar diversas empresas seguindo a mesma estratégia da rede social. A Shein, por exemplo, ganhou a atenção de todo mundo por ser um aplicativo com experiência altamente personalizável”, disse. 

A gigante asiática lança mais de mil produtos em sua plataforma diariamente. Com o customer centric como um dos pilares de seu negócio, o aplicativo da marca já alcançou a posição de primeiro lugar em downloads nos Estados Unidos. No Brasil, viu um crescimento de 51% no número de acessos mensais em suas plataformas digitais. 

O autor de “The One Hour China Book” explicou que a experiência de consumo guiada por algoritmos de personalização estimula o consumidor a permanecer mais tempo em aplicativos de compras. Com incentivos como cupons de desconto, frete grátis e sugestões de novos produtos, os mecanismos fidelizam o usuário, que acaba direcionando suas compras a uma única plataforma. 

“Wow experiences”

Além das vendas direcionadas por dados, Towson contou que surpreender positivamente o consumidor a preços cada vez mais baixos é a atual meta das grandes varejistas. “Com tanto conteúdo, as empresas devem ter níveis de excelência 9 ou 10, ou desistir. Não entregamos produtos, encantamos clientes”, complementa. 

O executivo também destacou a gamificação como uma das apostas dos grandes varejistas. Empresas como Shopee e Alibaba apostam na estratégia, utilizando ainda métodos de redirecionamento do endereço de suas plataformas para os aplicativos.

A experiência de compra por canais digitais é amplificada ainda pela existência das lojas físicas, que possibilitam que marcas desenvolvam jornadas de compras personalizadas para seu público-alvo. Para o consumidor, há ainda a chance de testar todas as opções e levá-la para casa no mesmo dia.

“Não importa se você vai comprar na loja física ou não. Você pode comprar seu produto pelo celular depois. Canais físicos e digitais se complementam, não são concorrentes”, finaliza. 

Jeffrey Towson faz parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show, que começou nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Mercado&Consumo é parceira de mídia e faz uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

Imagem: Gabriel Maciel

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