Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo tem de parar de ser convencional e engajar pessoas, diz presidente da RaiaDrogasil

Antonio Carlos Pipponzi falou, junto com outros executivos, sobre cultura de doações em painel do Latam Retail Show

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
15 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo tem de parar de ser convencional e engajar pessoas, diz presidente da RaiaDrogasil

O varejo precisa parar de atuar de forma convencional e engajar clientes e colaboradores no propósito de ajudar as pessoas, afirma Antônio Carlos Pipponzi, presidente da RaiaDrogasil S.A. Durante um dos painéis do segundo dia do Latam Retail Show 2021, nesta quarta-feira (15), ele falou sobre a cultura das doações junto com outros executivos do setor. “O engajamento é a principal alavanca para gerar envolvimento social”, disse. O evento tem cobertura especial da plataforma Mercado&Consumo.

Um dos cases apresentados no painel foi justamente o da RaiaDrogasil, que implementou o conceito de micro doações em troca de cultura e entretenimento por meio da revista “Sorria”. Ao realizar as compras nas farmácias da rede, o cliente tem a opção de doar uma pequena quantia e em troca receber o exemplar daquele mês. As doações são direcionadas para o GRAACC, além de outros projetos sociais ligados à saúde.

“Temos como propósito cuidar de gente. Envolvemos nossos funcionários com o propósito de cuidar de pessoas, por meio de iniciativas que promovam interação e participação dos colaboradores”, disse , disse Pipponzi. “Uma empresa deve ter cultura e propósitos alinhados, para criar projetos e produtos que consigam impregnar nossos funcionários com as causas dela. Não é só doação, é oferecer conteúdo de qualidade que faça com que o público se identifique com a cultura empresarial.”

Varejo tem de parar de ser convencional e engajar pessoas, diz presidente da RaiaDrogasil
Exemplar da revista “Sorria”, da RaiaDrogasil

ESG no varejo e no consumo

O painel do qual Pipponzi participou fez parte do fórum “Desenvolvendo o ESG no varejo e consumo”, realizado em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). As ESG são um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que grande parte das empresas passaram a adotar nos últimos anos. A incorporação do ESG ao modelo de negócios mostra que a companhia está se adequando ao presente e pensa no futuro e nos impactos de suas ações.

“ESG e consumo consciente não têm volta, pois as novas gerações pautam suas escolhas por meio da reputação das empresas e o que elas fazem nessa área” afirmou Roberta Faria, Co-CEO da Editora MOL. Roberta também aponta que os varejistas devem olhar para dentro e traçar estratégias que gerem impacto, com o mínimo de custos, em ações diárias que provoquem satisfação dos clientes e colaboradores.

Integrante do Conselho Roldão Atacadista, Ricardo Roldão concordou. “Todo varejista deve ter foco no cliente e em como podemos ajudar a nossa comunidade, com transparência, organização e desafio. Ele destacou, ainda, a importância de engajar os microempreendedores por meio da educação e levar conhecimento para eles. “O papel do varejista é investir em ações voltadas para as comunidades que o cercam”, disse.

O CEO da Pernambucanas, Sergio Boriello, complementou dizendo que, com o crescimento do e-commerce, o desafio é encontrar alternativas para tentar simular essa interação humana nesse ambiente. “O canal digital perde uma sensibilidade importante nessa questão. Perde-se o contato humano, que tanto no ponto de vista da Pernambucanas, quanto da causa, é necessário”, disse.

Segundo Borriello, a empresa trabalha atualmente no desafio de remontar o ambiente digital, criando uma versão nova do e-commerce com vídeos no ato de finalização da compra, por exemplo. “Entendemos que o ato da compra é capaz de provocar uma interação humana que faz falta. Estamos descobrindo a melhor forma de fazer.”

Colaborou Fábio Barros
Imagens: Reprodução/Facebook

Postagem anterior

Comissão da Câmara aprova prorrogação da desoneração da folha até 2026

Próxima Postagem

Programa da Amazon vai permitir que marcas brasileiras sejam adquiridas no exterior

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Amazon lança entrega Prime gratuita em um dia para mais de 50 cidades

Programa da Amazon vai permitir que marcas brasileiras sejam adquiridas no exterior

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile