Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Entidades exigem fim do uso de tecnologias de reconhecimento facial no varejo americano

Tecnologia tem sido implementada no setor para impedir furtos e identificar ladrões

Redação de Redação
15 de julho de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Entidades exigem fim do uso de tecnologias de reconhecimento facial no varejo americano

Mais de 35 organizações e entidades de direitos civis dos Estados Unidos estão exigindo que as principais redes varejistas do país deixem de usar tecnologias de reconhecimento facial para identificar clientes e funcionários em suas lojas.

Segundo reportagem publicada no site theverge.com, o reconhecimento facial tem sido implementado no setor para impedir furtos e identificar ladrões. Graças à campanha, algumas lojas dos EUA já se comprometeram a não usar o reconhecimento facial, como Walmart, Home Depot e Target.

De acordo com o site, dentre as cadeias de varejo americanas adeptas do reconhecimento facial estão Apple, Lowe’s, Albertsons, Macy’s e Ace Hardware. Dentre as empresas que atualmente cogitam usar a tecnologia estão McDonald’s, Walgreens e 7-Eleven.

Dentre as entidades que realizaram a campanha, estão a Fight for the Future. Ela foi uma das pioneiras na iniciativa, que mais recentemente passou a também ser apoiada por entidades como Public Citizen e Data for Black Lives.

Efeito psicológico

Tawana Petty, diretora da Data for Black Lives, citou que em Detroit foi implementado um projeto que coloca câmeras de vigilância com reconhecimento facial em mais de 700 empresas.

“Essas câmeras que usam reconhecimento facial são monitoradas em centros criminais em tempo real, delegacias de polícia e dispositivos móveis de policiais 24 horas por dia, 7 dias por semana”, disse ela. “É difícil explicar o preço psicológico que isso causa em uma comunidade, sabendo que cada movimento seu está sendo monitorado por um algoritmo racialmente preconceituoso com o poder de arrancar sua liberdade de você.”

Ainda segundo a ativista, atualizações com tecnologia de IA para sistemas de vigilância por vídeo permitiram que esse tipo de recurso fosse mais acessíveildo que nunca no ramo varejista. Segundo ela, muitas das câmeras são instaladas em lojas situadas em bairros não brancos e de baixa renda.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Eventos híbridos & virtuais: superando os 7 desafios

Próxima Postagem

Magalu compra KaBuM!, plataforma de tecnologia e games

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Magalu compra KaBuM!, plataforma de tecnologia e games

Magalu compra KaBuM!, plataforma de tecnologia e games

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile