Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Estamos passando por uma revolução subjetiva”, explica presidente da Santa Clara

Redação de Redação
15 de maio de 2020
no Destaque do dia, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Ulisses Zamboni, presidente Santa Clara 5

O Mercado & Consumo em Alerta reuniu um time de especialistas para falar sobre comportamentos de consumo nesta sexta-feira. No encontro virtual estavam Lourenço Bustani, sócio fundador da Mandalah; Karen Cavalcanti, sócia da Mosaiclab/GS&Inteligência; Gabriel Milanez, vice-presidente de Estratégia da BOX 1824 e Ulisses Zamboni, presidente da Santa Clara, que acredita no consumo ainda mais consciente no pós-crise, além de um arrefecimento das compras nos próximos dois anos.

Zamboni disse que a psicanalise entende o confinamento como “você fala menos e ouve mais”, ou seja, quando se ouve mais o ser humano desenvolve a capacidade de se ouvir mais também, logo esse comportamento gera ainda mais dúvidas na cabeça das pessoas. Segundo ele, a atual pandemia – crucial para a vida das pessoas – está despertando uma revolução subjetiva na população, diferente da revolução objetiva, que trouxe o uso da internet como facilitadora de compras, por exemplo.

“O medo e a insegurança foi o que assolou metade do globo nos últimos 60 dias. Nosso padrão de comportamento está se modificando dentro dessa revolução subjetiva e o nosso modelo mental está sofrendo essa alteração também. É uma mudança profunda e que pode ser considerada a um trauma, uma vez que ela gera angustia e ansiedade”, contou o executivo.

Questionado sobre o que vai acontecer depois da Covid-19, Ulisses Zamboni acredita que vai haver uma grande depressão social no sentido das pessoas se perguntarem o quão frágil elas são, e isso, na opinião do especialista, é positivo, porque as pessoas terão medo do total imprevisível. “O ser humano terá mais cautela, consciência, proteção e mais desejo por inovação. As pessoas querem que a inovação antecipe o futuro”, explicou.

Ainda nessa linha, ele acredita que as compras serão mais racionalizadas do ponto de vista de racionar e o consumo por impulso pode diminuir. Outro ponto trazido por Zamboni está relacionado ao pós-venda, que terá a mesma importância das vendas, uma vez que as pessoas estão carentes de suporte e conforto. A personalização de oferta também é um caminho de atenção. “As marcas que conseguirem alcançar o indivíduo são aquelas que irão crescer e alcançar ainda mais sucesso”, alertou.

Para finalizar, Ulisses lembrou que estamos atravessados por uma narrativa subjetiva. “Se tivermos que olhar para um lado de luz dessa pandemia, ele está no sentido de que as pessoas conseguiram enxergar a revolução da subjetividade humana, uma oportunidade importante para as marcas ofertarem valor para a sociedade.”

* Imagem reprodução

Postagem anterior

“Estamos na era do consumo realista e do consumidor investidor”, afirma vice-presidente de Estratégia da Box 1824

Próxima Postagem

Para sócio fundador da Mandalah, é preciso repensar as relações com o consumo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Lourenço Bustani, cofundador da Mandalah

Para sócio fundador da Mandalah, é preciso repensar as relações com o consumo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile