Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Estamos passando por uma revolução subjetiva”, explica presidente da Santa Clara

Redação de Redação
15 de maio de 2020
no Destaque do dia, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Ulisses Zamboni, presidente Santa Clara 5

O Mercado & Consumo em Alerta reuniu um time de especialistas para falar sobre comportamentos de consumo nesta sexta-feira. No encontro virtual estavam Lourenço Bustani, sócio fundador da Mandalah; Karen Cavalcanti, sócia da Mosaiclab/GS&Inteligência; Gabriel Milanez, vice-presidente de Estratégia da BOX 1824 e Ulisses Zamboni, presidente da Santa Clara, que acredita no consumo ainda mais consciente no pós-crise, além de um arrefecimento das compras nos próximos dois anos.

Zamboni disse que a psicanalise entende o confinamento como “você fala menos e ouve mais”, ou seja, quando se ouve mais o ser humano desenvolve a capacidade de se ouvir mais também, logo esse comportamento gera ainda mais dúvidas na cabeça das pessoas. Segundo ele, a atual pandemia – crucial para a vida das pessoas – está despertando uma revolução subjetiva na população, diferente da revolução objetiva, que trouxe o uso da internet como facilitadora de compras, por exemplo.

“O medo e a insegurança foi o que assolou metade do globo nos últimos 60 dias. Nosso padrão de comportamento está se modificando dentro dessa revolução subjetiva e o nosso modelo mental está sofrendo essa alteração também. É uma mudança profunda e que pode ser considerada a um trauma, uma vez que ela gera angustia e ansiedade”, contou o executivo.

Questionado sobre o que vai acontecer depois da Covid-19, Ulisses Zamboni acredita que vai haver uma grande depressão social no sentido das pessoas se perguntarem o quão frágil elas são, e isso, na opinião do especialista, é positivo, porque as pessoas terão medo do total imprevisível. “O ser humano terá mais cautela, consciência, proteção e mais desejo por inovação. As pessoas querem que a inovação antecipe o futuro”, explicou.

Ainda nessa linha, ele acredita que as compras serão mais racionalizadas do ponto de vista de racionar e o consumo por impulso pode diminuir. Outro ponto trazido por Zamboni está relacionado ao pós-venda, que terá a mesma importância das vendas, uma vez que as pessoas estão carentes de suporte e conforto. A personalização de oferta também é um caminho de atenção. “As marcas que conseguirem alcançar o indivíduo são aquelas que irão crescer e alcançar ainda mais sucesso”, alertou.

Para finalizar, Ulisses lembrou que estamos atravessados por uma narrativa subjetiva. “Se tivermos que olhar para um lado de luz dessa pandemia, ele está no sentido de que as pessoas conseguiram enxergar a revolução da subjetividade humana, uma oportunidade importante para as marcas ofertarem valor para a sociedade.”

* Imagem reprodução

Postagem anterior

“Estamos na era do consumo realista e do consumidor investidor”, afirma vice-presidente de Estratégia da Box 1824

Próxima Postagem

Para sócio fundador da Mandalah, é preciso repensar as relações com o consumo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Lourenço Bustani, cofundador da Mandalah

Para sócio fundador da Mandalah, é preciso repensar as relações com o consumo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.