Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Gigantes chinesas ameaçam hegemonia do iFood e reacendem disputa no setor de delivery

Com histórico de domínio quase absoluto do mercado, iFood pode enfrentar concorrência real com a possível chegada da Meituan e a volta da 99Food, da Didi

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
15 de abril de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
delivery

O anúncio da entrada de gigantes chinesas como Meituan e Didi no mercado de delivery brasileiro promete reconfigurar a disputa por restaurantes e consumidores. Atualmente, o setor é amplamente dominado pelo iFood, que detém cerca de 80% do setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Se, por um lado, os novos concorrentes podem gerar benefícios como taxas mais competitivas e melhores condições comerciais, por outro, levantam dúvidas sobre a adesão dos consumidores, a fragmentação de canais e os custos de adaptação dos restaurantes.

O movimento mais concreto até agora foi da Didi, que anunciou no início de abril o retorno da 99Food ao Brasil, como parte de uma estratégia de integração de serviços urbanos que inclui mobilidade, pagamentos e agora, novamente, entregas de comida. A operação mira cidades de médio e pequeno porte, onde ainda há espaço para crescimento.

Segundo apuração do portal NeoFeed, a Meituan, avaliada em mais de US$ 100 bilhões e líder em delivery na China, tem registro no País desde 2020, e já se reuniu com empresários, fornecedores e operadores logísticos, embora ainda esteja em fase de articulações.

Para Cristina Sousa, CEO da Gouvêa Foodservice, a chegada de um novo player pode favorecer os restaurantes, desde que haja clareza sobre a proposta de valor: “É sempre uma oportunidade de novas ofertas de taxas e serviços. Mas há o desafio da adesão dos consumidores, que já estão muito acostumados com o iFood. As pessoas precisam baixar o app, experimentar. E isso leva tempo”.

Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel-SP, reforça que o setor enxerga com bons olhos a movimentação: “Falta um concorrente à altura do iFood. A entrada de players fortes pode forçar uma atualização do mercado e trazer melhores condições para os restaurantes”.

Concorrência promete, mas adaptação será lenta

Hoje, o iFood cobra dos restaurantes taxas que variam entre 12% (no plano Básico, com entregas por conta do próprio restaurante) e 23% (no plano Entrega, com logística operada pela plataforma), além de uma taxa de 3,2% sobre pagamentos online. Há ainda mensalidades de até R$ 150 para estabelecimentos que vendem mais de R$ 1.800 mensais.

Segundo dados da plataforma, o iFood concluiu 2024 com 55 milhões de clientes ativos, 380 mil estabelecimentos parceiros, 360 mil pessoas entregadoras cadastradas e chega a contabilizar 110 milhões de pedidos em apenas 1 mês. 

A concorrência pode pressionar a redução dessas taxas. Cristina acredita que, mesmo que a operação com múltiplas plataformas não gere um custo interno significativo para os restaurantes, é preciso cautela: “Eu recomendaria aguardar o desenvolvimento da proposta. Nem sempre promoções de lançamento se traduzem em volume de pedidos relevante.”

Na visão da Abrasel, a principal queixa dos restaurantes atualmente é justamente a falta de poder de negociação com o iFood, além da sensação de dependência de um único canal digital. “Com mais players, quem ganha é o restaurante, que pode escolher, e o consumidor também”, diz Paim.

O mercado de delivery brasileiro já assistiu à saída de players como Uber Eats e 99Food. Em fevereiro, a Prosus, grupo holandês dono do iFood, comprou a plataforma de pedidos e entregas de alimentos Just Eat Takeaway.com por € 4,1 bilhões, equivalente a R$ 24,6 bilhões.

O desafio para os novos entrantes, porém, não é pequeno. Além da dominância do iFood na preferência do consumidor, há ainda as tensões com os entregadores, que recentemente organizaram greves nacionais por melhores condições de trabalho. A pauta inclui reajuste nas taxas mínimas por entrega, limitações de distância para entregadores de bicicleta e maior proteção em caso de acidentes.

A promessa de mais competição no setor de delivery anima, mas a implementação será complexa. Cristina lembra que, embora empresas como Meituan tragam robustez tecnológica, o Brasil tem “jabuticabas” próprias — da carga tributária às limitações logísticas — que exigem tempo de adaptação. “Pode até ser que adquiram alguma operação local. Do contrário, montar tudo do zero aqui pode ser uma desvantagem competitiva”, finaliza.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Do campo à crise: o efeito cascata das mudanças climáticas no mercado de cacau

Próxima Postagem

Voepass anuncia demissões em meio a suspensão de operações

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
VoePass: Avião que caiu em Vinhedo tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo

Voepass anuncia demissões em meio a suspensão de operações

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.