Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Avalanche de mensagens pelo Dia do Consumidor pode prejudicar vendas

Especialista aponta 5 falhas que afastam o cliente na comunicação pelo WhatsApp e orienta como potencializar faturamento

Redação de Redação
15 de março de 2024
no Destaque do dia, Dia do Consumidor, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Avalanche de mensagens pelo Dia Mundial do Consumidor pode prejudicar performance de vendas

Celebrado nesta-feira, 15, o Dia Mundial do Consumidor representa uma oportunidade especial para empresas se conectarem com seus clientes pelo WhatsApp. O aplicativo corresponde a 87% das vendas online no Brasil, segundo estudo encomendado pela VR ao Instituto Locomotiva, mas é preciso estratégia para na comunicação para não lotar os celulares dos clientes com mensagens.

Para conquistar boa performance e conversão, Rafael Jakubowski, especialista em marketing e gestão comercial, destaca a importância de uma abordagem cuidadosa, estratégica e humanizada. “O cliente do WhatsApp deseja a excelência do atendimento presencial, com todas as nuances de interação direta. O desafio está em replicar essa experiência no ambiente virtual”, afirma.

Confira os erros mais comuns cometidos pelas empresas em datas comemorativas

  1. Comunicação genéricas e impessoal: mensagens que não reconhecem o indivíduo ou suas preferências tendem a ser ignoradas ou, pior, percebidas como spam;
  2. Falta de ofertas reais ou valor agregado: meras felicitações sem uma promoção significativa ou um incentivo real para o cliente não criam engajamento nem impulsionam vendas;
  3. Respostas automatizadas e excessivas: enquanto a automação pode ser útil, o excesso dela pode afastar clientes que buscam uma interação mais pessoal e humanizada;
  4. Negligenciar o pós-venda: não acompanhar após uma compra ou interação pode fazer o cliente se sentir desvalorizado e menos propenso a se engajar futuramente;
  5. Ignorar feedbacks e reclamações: não responder ou demorar para lidar com feedbacks negativos e reclamações pode prejudicar a reputação da empresa e a confiança do cliente.

Segundo Jakubowski, mais do que no volume de ofertas ou no layout da peça criativa, o segredo está mesmo na comunicação. “Muitas empresas falham na abordagem pelo WhatsApp, especialmente em datas comemorativas, e lotam os celulares dos clientes com mensagens sem nenhuma estratégia de interação”, explica.

Entre as dicas para evitar esses erros e potencializar as vendas em datas comemorativas está definri a promoção de acordo com o perfil do consumidor. Não adianta enviar a mesma imagem de oferta para todos os clientes. “Divida os perfis por grupos para segmentar as comunicações. Com isso, é possível oferecer opções que se encaixem melhor às necessidades daquele grupo de clientes, o que faz a conversão em vendas aumentar”, diz Jakubowski.

Para que o cliente volte a fazer compras no seu estebelcimento, a dica é oferecer um benefício pelo Dia Mundial do Consumidor para que ele possa desfrutar em 30 ou 60 dias, por exemplo.

Para trazer de volta clientes antigos que não compraram mais, é preciso crie cupons de desconto mais agressivos. “É importante criar um cupom de desconto com uma vantagem que realmente faça os clientes que não compraram mais sentirem vontade de consumir, aproveitarem a oportunidade. Isso vai reaquecer a chama das vendas com esses perfis”, destaca.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com alta de 0,7% em janeiro, serviços crescem pelo 3º mês seguido

Próxima Postagem

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.