Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Dia do Consumidor pode ser a Black Friday do primeiro trimestre, prevê Google

Redação de Redação
15 de fevereiro de 2018
no Destaque do dia, Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

O Google realizou uma pesquisa para compreender o comportamento do brasileiro na data mais importante do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

[the_ad id="138406"]

A data, que tem se popularizado a cada ano, tem potencial para ganhar relevância em 2018, assim como a Black Friday fez em 2015. Em 2014, apenas 27% dos consumidores conheciam a Black Friday, já no ano seguinte, o número saltou para 56%. Apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018, mas quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.

Mas como surgiu a data?

O dia 15 de março foi escolhido como o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores em 1983, em razão de um famoso discurso feito no mesmo dia, mas em 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

[the_ad id="99067"]

No discurso, Kennedy ressaltou que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido.

Anos mais tarde, mais precisamente em 2014, a Buscapé Company resgatou a história e criou a campanha “Dia do Consumidor Brasil”, que logo foi incorporada no calendário promocional do e-commerce brasileiro.

Segundo dados do eBit, a data vem ganhando relevância ano após ano. Em 2014, a data contabilizou faturamento de R$ 174 milhões. No ano passado, chegou a R$ 265 milhões.

E o consumidor também está disposto a gastar mais. Segundo o ebit, o tíquete médio durante o Dia do Consumidor em 2014 foi de R$ 376. Já o levantamento do Google esstima que, em 2018, o brasileiro gaste, em média, R$ 690 durante a promoção, sendo que 13% dos consumidores irão desembolsar entre R$1000 e R$ 2000.

Intenção de compra

Voltando aos números divulgados pelo Google, entre aqueles que pretendem consumir na ocasião, 32% farão isso online e 31% pretendem adquirir itens em lojas físicas.

As buscas por ofertas relacionadas à data começam cada vez mais cedo e crescem a cada ano, comprovando que os consumidores já estão mais informados sobre a data. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos na ocasião foi de 23% e por varejistas foi de 15%, em comparação com 2016.

E quais são as categorias mais buscadas?

Este ano, com a proximidade da Copa do Mundo, o estudo aponta interferência do esporte na preferência dos consumidores: quase 50% já estão planejando as compras, com destaque para a camisa nova da seleção com 27% de intenção de compra e televisão nova com 16%.

O que o consumidor espera ver em promoção?

  • 12% TVs
  • 16% Roupas e Calçados
  • 24% Smartphones
  • 50% Alimentos e Bebidas

Os itens mais vendidos na data

  • 14% Livros
  • 12% eletrodomésticos
  • 11% cosméticos e perfumaria

As categorias mais vendidas são livros (14%), eletrodomésticos (12%), cosméticos e perfumaria (11%). Já os eletrodomésticos lideram o faturamento com 21%. Em geral, eletroeletrônicos são os produtos que tem maior crescimento nas buscas no Dia do Consumidor, quando comparados com a média do primeiro trimestre. Segundo a pesquisa do Google, os produtos líderes são Desktop PCs (21% de crescimento), Laptops (20%) e Eletroportáteis (18%).

Nos últimos dois anos, ocorreu um pico de downloads de aplicativos de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor, e esse patamar foi sustentado até depois do evento em 2017.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Varejo restrito tem crescimento real de 2% em 2017

Próxima Postagem

Compras pela televisão poderão ser o futuro do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Compras pela televisão poderão ser o futuro do varejo

Compras pela televisão poderão ser o futuro do varejo

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.