Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Marcas usam o social commerce para alavancar ou concretizar as vendas mais rápido

Tecnologia deu voz ao consumidor, que tomou o poder sobre o produto e passou a cobrar por essa influência

Larissa Féria de Larissa Féria
14 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
e tecnologia, experiências e comunidades para alavancar ou concretizar as vendas de maneira mais rápida

A busca pelo pertencimento faz parte da história da sociedade. E uma das formas de demarcar presença em um grupo é através do consumo. Para gerar essa sensação, as marcas têm usado o social commerce, estratégia de interação humana, por meio de tecnologia, experiências e comunidades para alavancar ou concretizar as vendas de maneira mais rápida.

“O social commerce não é consumir por rede social. O consumo por influência sempre existiu, mas não tão forte porque a gente não tinha tecnologia suficiente para ser influenciado em outros canais”, afirma Ivy Cristiny, mentora e consultora de inovação, desenvolvimento de startups, durante apresentação no palco What’s Next da Campus Party Brasil 2022, que acontece até a próxima terça-feira, 15, no Anhembi.

Ao perceber que também pode influenciar outras pessoas, o consumidor toma o poder sobre o produto e passa a cobrar por essa influência. “Já foi a época em que a marca decidia onde queria vender. Hoje quem escolhe isso é o usuário. As pessoas se juntam para fazer com que o mercado mude os seus parâmetros”, afirma.

Para atender esses consumidores, as marcas têm investido em ações ESG, que vão além de sustentabilidade e ambiental. Com o slogan “Lute como uma garota”, a Nike traz a fala do feminismo. “A Nike está começando a segmentar seus clientes. Os clientes que ela quer ter são os que acreditam no feminismo. Por que ela faz isso? Porque quer entrar em causas para gerar consumo em comunidade”, diz.

Devido à influência sobre o consumo, as comunidades foram reconhecidas como um dos canais universais de venda pelo SXSW (South by Southwest).

Tecnologia puxa o consumo do futuro

Toda essa transformação passa necessariamente pelas tecnologias. Ivy destaca que o 5G vai puxar o consumo do futuro, pois hoje não temos internet suficiente para gerar as experiências necessárias.

Já a NFT traz exclusividade para o consumo digital. Como exemplo, ela citou a parceria que a Fortinet fez com a marca de moda Balenciaga com uma linha de roupas e acessórios de luxo criados pela empresa. Alguns desses itens também estão disponíveis nas lojas da vida real. “A Balenciaga usa o marketing do choque para gerar exclusividade, como um tênis sujo de barro”, comenta.  E as tecnologias AR e VR permitem que o consumidor personalize casa, parede, foto e roupas.

Imagem: Larissa Féria

Postagem anterior

Para valorizar relações humanas no varejo num cenário de crescente desumanização

Próxima Postagem

Asia Shipping desenvolve rota para reduzir custos e tempo total de trânsito de carga vinda da China

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Asia Shipping desenvolve nova rota rodoviária para reduzir custos e transit time no transporte LCL

Asia Shipping desenvolve rota para reduzir custos e tempo total de trânsito de carga vinda da China

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile