Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Puxado pelo e-commerce, faturamento do varejo cresce 1,1% nos primeiros dias de outubro

Enquanto o segmento de turismo e transporte teve a maior alta, o de brinquedos caiu 4,7%

Redação de Redação
14 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Puxado pelo e-commerce, faturamento do varejo cresce 1,1% nos primeiros dias de outubro

Entre os dias 6 e 12 de outubro deste ano, o faturamento do varejo subiu 1,1% na comparação com o período comparável de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 5,5%, enquanto o comércio presencial teve vendas 0,7% maiores no comparativo anual.

Às vésperas do Dia das Crianças, o segmento que teve a maior alta foi o de turismo e transporte, com crescimento de 9,8% em relação ao ano passado. Recreação e lazer cresceram 6,5%, enquanto o faturamento em móveis, eletro e departamento foi 3,5% maior.

Por outro lado, o segmento de brinquedos, que costuma ter vendas maiores no Dia das Crianças, teve queda de 4,7% no faturamento em relação ao período comparável de 2022. O setor de vestuário e artigos esportivos caiu 3,3%. A maior retração no varejo foi em bares e restaurantes, com queda de 12,7%.

“O resultado do Varejo no Dia das Crianças indica que as famílias aproveitaram o feriado prolongado para viajar. O crescimento significativo do faturamento no e-commerce, por exemplo, foi influenciado principalmente pelo setor de turismo e transporte”, diz em nota o vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, Carlos Alves.

Famílias preferiram viajar no feriado

De acordo com ele, parte do fenômeno é explicado pelo fato de o feriado de 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, ter caído em uma quarta-feira, sem emenda com o final da semana como neste ano.

O ICVA calculou ainda o desempenho do varejo presencial em cada Estado. Maranhão (+6,4%), Mato Grosso do Sul (+5,8%), Amazonas (+3,3%) e Rio Grande do Sul (+3,3%) tiveram as maiores altas. A maior queda foi no Distrito Federal (-6,4%). Em São Paulo e Rio de Janeiro, houve quedas de 0,5% e de 0,3% no faturamento do varejo em relação a 2022.

O ICVA acompanha todos os meses o faturamento do varejo brasileiro de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo. São quase 1 milhão de varejistas credenciados à companhia, e o peso de cada setor no resultado geral é definido por seu desempenho no mês.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Proposta iguala Previdência de motoristas e entregadores que trabalham em apps

Próxima Postagem

Aéreas aderem à restrição ao Santos Dumont, mas judicialização pode ocorrer

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Aéreas aderem à restrição ao Santos Dumont, mas judicialização pode ocorrer

Aéreas aderem à restrição ao Santos Dumont, mas judicialização pode ocorrer

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile