A Coca-Cola é a marca mais escolhida no Brasil, com 644 milhões de pontos Consumer Reach Points (CRP), de acordo com o estudo Brand Footprint Brasil 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator. Logo em seguida aparecem Ypê, com 568 milhões, Perdigão, com 498 milhões, Seara, com 474 milhões, e Sadia, com 431 milhões.
O estudo mostra que, em 2024, 167 marcas aumentaram seus CRPs, enquanto a média de marcas presentes nos lares subiu apenas duas em relação ao ano anterior, totalizando 97.
“A dinâmica atual é marcada por um consumidor ‘Net Zero’, que equilibra os gastos mantendo o nível de consumo estável. Esse cenário traz novos desafios: marcas precisam competir em mais canais e categorias, com diferenciais claros de valor e relevância”, ressalta Elen Wedemann, CEO da Worldpanel by Numerator no Brasil.
Os dados apontam que, embora os consumidores estejam comprando mais por visita (+1,8% em volume por ocasião e +4,3% no gasto médio), estão sendo mais seletivos, optando por embalagens menores e mantendo a frequência de compra estável (-0,4%).
As marcas que conseguiram ampliar seus CRPs o fizeram principalmente por meio da diversificação de estabelecimentos e do foco em segmentos mainstream e premium. Das 50 mais presentes nos lares brasileiros, 54% apresentaram crescimento, sendo que 93% delas expandiram sua atuação por meio de oito ou mais canais.
A gestão de canais e de preços também volta a se destacar como principal driver de crescimento, especialmente diante de um cenário em que a decisão de compra tende a priorizar conveniência e disponibilidade. O consumidor está até 4,2 vezes mais propenso a trocar de marca do que de canal — especialmente em categorias como biscoitos, snacks e refrigerantes.
No Brasil, o estudo abrange uma amostra de 11.300 lares, representando 61 milhões de domicílios — o equivalente a 82% da população domiciliar do país. A pesquisa também avalia o desempenho de mais de 350 marcas.
Imagem: Shutterstock