Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Campus Party

Entusiastas da tecnologia, inovadores e visionários lotam Campus Party Brasil

Segundo a organização, mais de 100 mil pessoas passaram pela 16ª edição do evento, em São Paulo

Redação de Redação
14 de julho de 2024
no Campus Party, Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 6 minutos
Entusiastas da tecnologia, inovadores e visionários lotam Campus Party Brasil

Inovações como a Inteligência Artificial (IA) e sua aplicabilidade e o sistema bancário aberto Open Finance foram alguns dos temas dos palcos da Campus Party Brasil, realizada nesta semana no Expo Center Norte, em São Paulo. Lotado, o evento também foi palco das tradicionais batalhas de robôs e de demonstrações de objetos e alimentos feitos por meio de impressoras 3D, além de outras soluções apresentadas por entusiastas de tecnologia e visionários das novas gerações.

Cerca de 100 mil pessoas passaram pela Campus Party neste ano. A Campus Party, integrante da Gouvêa Ecosystem, é o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, disrupção e ciências do País. A Mercado&Consumo é media partner e faz uma cobertura especial do evento.

“Estamos extremamente realizados com o sucesso da 16ª edição da Campus Party Brasil. Este evento não apenas celebra a inovação e a tecnologia, mas também a inclusão digital, algo essencial para o futuro do nosso País”, disse o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes. “Receber os alunos de escolas públicas de São Paulo é um passo significativo para garantir que jovens carentes tenham acesso às oportunidades que a tecnologia pode proporcionar”, completou. Na quinta-feira, 11, 10 mil estudantes da capital paulista visitaram a feira em parceria entre o evento e a Prefeitura de São Paulo.

Na cerimônia de encerramento, na noite deste sábado, 13, Novaes destacou o desafio de fazer um evento deste tamanho. “É sempre muito desafiador fazer a Campus Party e atingir os anseios de cada um de vocês. Espero que tenhamos conseguido. Foram muitas brincadeiras, ensinamentos, aprendizagens, cursos, fóruns, games”, elencou. Mais edições virão pela frente ainda neste ano, em Recife, no mês de setembro, em Manaus, em outubro, e em Goiânia, novembro.

A IA foi tema recorrente de debates na Campus Party, entre eles o painel “Explorando o futuro da Inteligência Artificial”, que contou com a participação do apresentador Marcelo Tas na quinta, dia 11. Na pauta, a linguagem atual usada para se falar sobre o assunto – bastante técnica –, os vieses e preconceitos de dados e o futuro da humanidade ao lado de máquinas cada vez mais intuitivas e autônomas.

O painel “Segurança em Inteligência Artificial: protegendo o futuro da inovação” tratou dos desafios da tecnologia, destacando que a classificação de imagem é atualmente uma das tarefas mais importantes no machine learning, área dedicada à construção de sistemas capazes de aprender e melhorar seu desempenho a partir dos dados que processam.

Outra palestra que movimentou bastante a Arena na CPBR16 foi “O Poder da Conversa,” que contou com a participação de Fátima Pissara, CEO da Mynd. Segundo ela, a Campus Party é um evento imprescindível, pois dá acesso a conceitos e inovações que estão por vir. “A CPBR16 desenvolve o jovem a aprender mais sobre tecnologia, inovação e negócios com um olhar para o futuro,” completou.

O Open Finance, que permite às pessoas físicas e jurídicas o compartilhamento dos seus dados financeiros, quando, com quem e por quanto tempo quiserem, foi tema do painel “Open Finance e a revolução na comunicação com o cliente”, em que se debateu principalmente, a possibilidade de se aumentar fidelização do cliente com estratégias assertivas e o ganho de eficiência operacional.

Ao longo dos seis dias, os palcos Whats´Next, Petrobras e Loterias Caixa receberam nomes de destaque como Ricardo Cappra, Peter Jordan, Angélica Oliveira, Giulia Bordignon, Karina Tronkos, Gustavo Guanabara, Luisa Santos, o pentacampeão Gilberto Silva, Pyong Lee, entre outros.

‘Inovação sendo respirada’

A Campus Party Brasil é um dos principais eventos globais de tecnologia, empreendedorismo e ciência. Com mais de 70 edições ao redor do mundo, a convenção oferece uma experiência imersiva e disruptiva, onde os participantes exploram temas que vão desde tecnologia e inovação a criatividade e educação, promovendo um ambiente ideal para networking e aprendizado colaborativo.

Entre quem esteve na Campus Party como painelista, visitante ou campuseiro –  como são chamados os que pagam para ter acesso a conteúdos exclusivos do evento -, a impressão geral é de que ela abriga, num mesmo espaço e em poucos dias, todas as principais tendências em tecnologia que se vê mundo afora. “A gente passa, transita pelo evento e vê inovação sendo respirada e saindo dos poros das pessoas”, disse João Pedrosa, professor e influenciador. “É acessibilidade de conhecimento e oportunidade”, definiu Raquel Arruda, diretora de Marketing da Shein.

 

1 do 6
- +
Entusiastas da tecnologia, inovadores e visionários lotam Campus Party Brasil
Entusiastas da tecnologia, inovadores e visionários lotam Campus Party Brasil
Entusiastas da tecnologia, inovadores e visionários lotam Campus Party Brasil

1º Fórum do Marco Regulatório de IA

O 1º Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial reuniu a sociedade civil, academia, empresários e políticos para debater o uso dessa nova tecnologia e discutir a criação de regulamentações adequadas.

Com a correalização do Instituto Campus Party, Cappra Institute e ITS Rio, o encontro estabeleceu premissas a partir de mesas-redondas e discussões envolvendo líderes de comunidades e caravanas, professores, campuseiros, especialistas em IA, representantes de organizações públicas e privadas. Eles concluíram ser necessário antecipar os impactos futuros e reconhecer a importância do marco regulatório para assegurar que a tecnologia seja uma força transformadora e benéfica para a sociedade brasileira.

“A implementação de um marco regulatório robusto para IA vai trazer inúmeros benefícios para a sociedade brasileira, incluindo a proteção de direitos individuais, o fomento a inovação, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. Por isso, é muito importante a sociedade civil participar desse processo para que o nosso País seja o primeiro do mundo a incentivar a criação colaborativa e democrática de um marco regulatório”, ressalta o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.

Arena para os campuseiros

Os 12 mil campuseiros que estiveram na Arena, a área paga da CPBR16, puderam usufruir dos 20GB de internet fornecidos pela parceria entre a Mega Telecom e a RNP. A edição contou com seis mil pessoas acampadas em barracas, que tiveram a oportunidade de participar de mais de 400 palestras e atividades.

Área Open

A Área Open, um espaço aberto e gratuito para todo o público, foi um grande sucesso com atrações como o Printer Chef, que trouxe a novidade do workshop sobre culinária molecular desenvolvido pelo chef Cadu Alves, e a tradicional Campus Play, onde ocorreram campeonatos de eSports, palestras e workshops.

Além disso, o espaço gratuito contou com a Game Party, realizada em parceria com o Ministério da Cultura, que apresentou uma exposição de videogames antigos, mostrando a evolução dos emuladores desde o jogo Pong, lançado em 1972, até os consoles atuais. Também se destacaram as batalhas de robôs organizadas pela Robocore, que atraíram mais de 1,3 mil competidores, e a Exposição Amazon Party, promovida pelo Ministério da Cultura e a autotech GWM, que proporcionou uma experiência interativa e multissensorial dentro da floresta amazônica brasileira.

Outra atração da Área Open foi a Arena de Drones, com workshops de pilotagem e conteúdo direcionado à inteligência artificial.

Printer Chef

Sucesso nas últimas edições, a Campus Party Brasil realizou o Printer Chef em parceria com a Printer X e a EBAC. Nesse ano, a novidade foi a realização de um workshop sobre culinária molecular desenvolvido pelo chef Cadu Alves.

No espaço de gastronomia, os participantes competiram elaborando pratos a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D. Mais uma vez, a capital de São Paulo sediou a final nacional da competição. Entre os dias 10 e 12 de julho, ocorreram as seletivas de São Paulo, que tiveram como grande vencedor chef Rafael Santos. Ele também venceu a no dia 13, a final nacional, que contou com os vencedores das edições da Amazônia e Brasília.

Campus Play

O espaço sediou três torneios de eSports que distribuíram uma premiação total de R$ 10 mil reais. No campeonato de Valorant, o grande campeão foi o time Pancadão. Já no torneio de Rainbow Six, a equipe vencedora foi Stellae Gaming. No torneio de Mobile Legends, o ganhador foi Alpha 7 Esports.

Maratona de Negócio

Durante a 16ª edição da Campus Party Brasil, foram realizadas a Maratona de Negócios e Startup 360ª, em parceria com o Sebrae. As ações visam estimular o ecossistema de inovação, o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios.

Ao todo 80 participaram do Startup360ª, onde puderam expor seus trabalhos para os visitantes e potenciais investidores, além de receberem mentorias de especialistas.

Já na maratona de negócios, que tem como objetivo desenvolver e capacitar projetos de empreendedorismo por meio de mentorias e workshops. Foram 25 mentorias individuais e a vencedora da maratona foi a solução Profit Carbo com a plataforma que agrega área rurais para certificadoras de crédito de carbono.

Hackathons

A Campus Party Brasil também contou com três hackathons – presencial e online, contando com atividades, palestras e mentorias que integraram todos os participantes. O primeiro deles foi o “Desafio Viva Center Norte – Mapeando o comportamento do público”, que tinha o objetivo de entender o comportamento do público e propor soluções inovadoras para o Viva Center Norte, utilizando dados e tecnologias. A equipe vencedora foi Rec 081.

Já o segundo desafio foi o “Garagem Unilever – Garagemthon” que visava encontrar novas formas de impactar positivamente o mercado com soluções criativas e tecnológicas para os desafios propostas pela Unilever. A solução escolhida foi “Corrente do Bem”.

Por fim, o terceiro hackathon GWM “Melhorando a qualidade de vida da gestante através da tecnologia”, que buscava encontrar uma solução para melhorar a qualidade de vida das gestantes, facilitando a maternidade com todos os seus desafios diretos e indiretos.

Imagens: Mercado&Consumo

Postagem anterior

ABF e governo de Minas assinam convênio para fomentar o setor de franquias

Próxima Postagem

M. Dias Branco adere ao Movimento Transparência 100%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
M. Dias Branco adere ao Movimento Transparência 100%

M. Dias Branco adere ao Movimento Transparência 100%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile