Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pepsi e Guaraná querem ajudar 20 mil pequenos restaurantes na retomada

Programa "Cresça Seu negócio" teve início no Sul do País e beneficia 6 mil estabelecimentos

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de julho de 2021
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Pepsi e Guaraná querem ajudar 20 mil pequenos restaurantes na retomada

Ajudar 20 mil pequenos restaurantes do Brasil na retomada econômica: essa é a intenção da Pepsi e da Guaraná Antarctica nos próximos meses. Para isso, as marcas, que fazem parte do portfólio da PepsiCo e da Ambev, respectivamente, criaram o programa “Cresça Seu negócio”, que tem como foco principal o apoio à digitalização de empresas de pequeno porte. A ação tem início com 6 mil estabelecimentos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

“A pandemia foi algo novo para todo mundo. O consumidor mudou o jeito que tinha de comprar e de consumir. Muitas das bebidas eram consumidas na rua, quando ele ia trabalhar. O consumo foi para as casas, o que fez com que bares, restaurantes e outros pequenos estabelecimentos fossem muito impactados. E eles precisam de ajuda justamente porque são pequenos”, diz o diretor-geral para as bebidas da PepsiCo no Brasil, Santiago Murray, em entrevista exclusiva ao portal Mercado&Consumo.

O foco do projeto são restaurantes independentes locais com capacidade para até 50 clientes. Os proprietários terão acesso a treinamentos e certificação online para ajudá-los a expandir seus negócios. Os módulos de treinamento incluem cursos sobre engajamento com consumidores e clientes (novos e atuais); conhecimento da concorrência; aumento das vendas; definição de objetivos, problemas e oportunidades; transformação digital; e trabalho com serviços de entrega de terceiros.

Além disso, a solução Cresça Seu Negócio fornece material de comunicação digital para que os proprietários possam usar em merchandising na loja ou compartilhar nas redes sociais, desde pôsteres sobre protocolos de higiene para funcionários e clientes até cardápios sem contato.

Pepsi e Guaraná querem ajudar 20 mil pequenos restaurantes na retomada
Santiago Murray, diretor-geral para as bebidas da PepsiCo no Brasil

Primeira fábrica na região Sul

A escolha pelos Estados do Sul do Brasil para o início do projeto não foi por acaso. A primeira fábrica da empresa no País foi fundada em 1953 no Rio Grande do Sul. O projeto está em andamento há cerca de quatro semanas e a ideia é usar a experiência na região como aprendizado antes que ele seja ampliado.

“Transformar negócios sempre tem barreiras. Implica mudança do jeito de fazer negócio e muitos estabelecimentos estão há anos fazendo isso sempre do mesmo jeito. Mas a recepção foi muito boa”, afirma Santiago Murray.

Para a PepsiCo, o programa tem benefícios diretos e indiretos. “O propósito da parceria de Pepsi com a Guaraná foi ajudar esse pequeno estabelecimento que estava sendo prejudicado. É fazer mais do que só vender um produto. Temos a intenção de causar um impacto social nessas famílias e nesses negócios. Quando treinamos e damos ferramentas para nossos clientes, donos de pequenos negócios, estamos deixando um legado, algo de longo prazo. E também estamos pensando no longo prazo. Um benefício para uma empresa parceira será, também, um benefício para nós.”

A CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, destaca que o apoio da indústria é fundamental para a recuperação do setor de alimentação fora do lar nesse período pós-vacina. “Desde o início da pandemia, grandes indústrias lançaram soluções e ações inovadoras. Isso deu sobrevida a muitos negócios. A partir da retomada consistente do mercado, o apoio é ainda mais importante. Os donos de negócios estão endividados e cansados por tudo o que passaram. Soluções prontas, fáceis e organizadas vão fazer a diferença”, avalia.

No Brasil, existem atualmente cerca de 700 mil pequenos restaurantes, que são fonte de receita para milhares de famílias. Somente no último ano, mais de 300 mil estabelecimentos do setor fecharam as portas e, dentre os que ainda conseguem operar, o faturamento é abaixo do esperado em 71% dos restaurantes, bares e lanchonetes, segundo informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Pepsi e Guaraná querem ajudar 20 mil pequenos restaurantes na retomada
PepsiCo tem relação antiga com a região Sul, onde foi instalada a primeira fábrica do País

Imagens: Bigstock e Divulgação

Postagem anterior

Drone da DHL facilita gestão de estoque do Grupo Lego em São Paulo

Próxima Postagem

Banco Central adia início da segunda fase do open banking

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Banco Central adia início da segunda fase do open banking

Banco Central adia início da segunda fase do open banking

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile