Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Lowsumerism transformando negócios

Redação de Redação
14 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Artur Motta*

Lowsumerism é um movimento que prega o consumo mais reduzido, mais consciente e que está alterando modelos de negócio conforme descrevo na sequência.

Primeiro, devemos realizar que grande parte dos negócios está baseado no consumismo e tem seus resultados atrelados a esse paradigma. Desenvolvemos produtos que incitam novas necessidades, o conceito de moda instiga a obrigação de renovar o guarda-roupa, ações de marketing explicitam a utilidade de novos bens e o crédito facilita a aquisição. Por fim, compramos!

Lowsumerism defende que iremos continuar comprando, mas sendo mais conscientes, reduzindo o impulso e o excesso. São três pilares fundamentais: pensar antes de comprar, buscar alternativas de menor impacto para os recursos naturais (consertar, trocar e transformar), viver com o que é realmente necessário.

Uma das evidências do lowsumerism são negócios em que a posse substitui a propriedade. Em Amsterdam um grupo de quatro amigas criou a Lena, uma “biblioteca fashion”, onde por meio do pagamento de uma mensalidade se pode pegar emprestado peças de roupas por um determinado tempo. Ao final do período, simplesmente se devolve a roupa e pega outra. Uma forma de se manter na moda, ter sempre uma novidade no armário e reduzir o impulso do consumismo.

No Brasil, vivenciamos o surgimento de feiras de trocas e negócios alinhados com o pensamento do consumo consciente. Um bom exemplo é o Tem Açúcar, uma plataforma que incentiva trocas não monetárias entre vizinhos.

Podemos considerar que o lowsumerism agrega conceitos como capitalismo consciente, sustentabilidade e economia compartilhada. Esse pensamento é explícito entre os Milennials que buscam um estilo de vida mais focado em proposito e menos focado em acúmulo de capital. O lowsumerism responde com o surgimento de negócios baseados em upcycling.

Upcycling expande o conceito de reciclagem. É reutilizar produtos descartáveis, ampliando sua condição e criando de valor adicional, com o mínimo impacto no ambiente. Entram nesse grupo a Edelplast, marca do designer Billie Van Nieuwenhuyzen, que desenvolve joias com cabos de eletrônicos reciclados; ou a Comas, marca brasileira que produz moda a partir de camisas com defeito.

O lowsumerism tem, porém, o poder de transformar modelos de negócios já consolidados. Os supermercados “lixo zero” onde os produtos são comercializados sem embalagens podem ser utilizados como exemplo. Outro exemplo é a WayCap, desenvolvido por italianos através de crowdfunding, é uma capsula recarregável para maquinas de café que utiliza o insumo vendido a granel e, após o uso, permite utilizar a borra de café como adubo.

Grandes organizações estão se adaptando a essa nova realidade. Algumas fabricantes de lâmpadas, após desenvolverem lâmpadas LED que duram 25 vezes mais que a incandescente comum, migraram seu modelo de negócios para serviços, vendendo a gestão da iluminação que resulta em consumo apenas quando necessário, mais econômico e por meio de energias renováveis. Aderente com o pensamento lowsumerism!

Como era de se esperar, o Google também está atento a essa tendência. O Projeto Ara consiste em criar um smartphone modular onde o usuário poderá atualizar o gadget conforme suas necessidades e avanços tecnológicos. Menos custo, menos impacto ambiental e mais lowsumerism!

É, o lowsumerism está mais presente do que você imagina. Bons negócios!

Se você desejar receber mais material sobre o assunto mande um mail para artur.motta@gsagr.com.br.

*Artur Motta é head Comercial da GS&AGR Consultores.

 

Postagem anterior

Experiências 5.0 – Parte 2

Próxima Postagem

Especialistas latino-americanos compartilham ideias de inovação no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Especialistas latino-americanos compartilham ideias de inovação no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.