Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Lacta lança curso de empreendedorismo voltado para mulheres da comunidade cacaueira

Ação será desenvolvida no âmbito do Cocoa Life, programa global da Mondelēz International, dona da marca

Redação de Redação
14 de abril de 2023
no Destaque do dia, Economia, Gestão, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Lacta lança curso de empreendedorismo voltado para mulheres da comunidade cacaueira

A Lacta lançou um curso de empreendedorismo voltado para mulheres das comunidades cacaueiras do Estado da Bahia. O curso será desenvolvido no âmbito do Cocoa Life, programa global da Mondelēz International para a sustentabilidade do cacau.

A iniciativa é fruto de parceria com o Senar Bahia (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem no portfólio a capacitação “Mulheres em Campo”, destinada a produtoras e esposas e filhas de produtores que queiram empreender no campo.

“As mulheres exercem um papel preponderante no cultivo do cacau e merecem reconhecimento e apoio. Ao ampliar o acesso delas a cursos e ações específicas, promovendo a capacitação e o empoderamento, asseguramos o cultivo do nosso bem mais precioso: o cacau. Além disso, essas mulheres deixam um importante legado na comunidade cacaueira, fortalecendo laços e a economia familiar”, afirma Fabiola Menezes, diretora de Marketing de Chocolates da Mondelēz Brasil, dona da Lacta.

Gestão e empreendedorismo

O curso visa a ampliar o protagonismo feminino na administração de empresas rurais, desenvolvendo competências específicas para gestão e empreendedorismo. Na programação, haverá conteúdo voltado para a descoberta das habilidades de cada participante, análise dos potenciais de suas propriedades, planejamento e desenvolvimento de negócios.

“A programação é dinâmica, envolvendo atividades individuais e em grupo, por meio de estudos de casos práticos, o que torna o aprendizado efetivo e interessante. Ao fim, as mulheres saem com importante bagagem para superar desafios pessoais e profissionais e conhecimento específico para impulsionar seus negócios”, declara Daniela Lago, gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia.

A Lacta vai providenciar o transporte da zona rural até o centro de treinamento do Senar, em Gandu, onde as aulas vão acontecer a partir da segunda semana de maio. Serão cinco encontros semanais de oito horas cada. Podem participar mulheres da comunidade ligadas à cultura do cacau, mesmo que suas famílias não estejam inscritas no Cocoa Life.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril, diretamente no Centro de Capacitação Regional do Senar em Gandu.

Homenagem aos cacaueiros

Durante a primeira semana de abril, a Lacta fez uma homenagem às famílias cacaueiras da Bahia e do Pará, às quais destinou sete mil ovos de chocolate.

“A Páscoa é a terceira data sazonal mais relevante para o brasileiro, que faz questão de comemorar junto a familiares e amigos e de presentear com chocolate. É a partir da sabedoria desses produtores de cacau, muitos deles há gerações nessa cultura, que vivenciamos a doce tradição de compartilhar chocolate, fortalecendo os vínculos afetivos. Nossa homenagem é em reconhecimento ao papel desses produtores em nossa cultura”, diz Fabiola.

A homenagem se estendeu às redes sociais, na véspera da Páscoa, com o lançamento de um filme gravado em Gandu, no sul da Bahia, com produtores de cacau. A Lacta levou até eles imagens de crianças de diferentes idades desenhando e relatando suas imaginações sobre o “coelhinho da Páscoa”. A marca registrou a surpresa com que os produtores e seus familiares receberam os relatos dos pequenos e a mensagem de que os verdadeiros “coelhos” que garantem a Páscoa estão ali, na plantação.

Cocoa Life

O programa Cocoa Life está presente no Brasil desde 2013, atuando nos Estados do Pará e Bahia com o objetivo de criar comunidades cacaueiras empoderadas e prósperas, por meio da capacitação dos agricultores com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo.

Em dez anos, foram investidos R$ 15 milhões no programa, beneficiando 1.500 produtores cadastrados e mais de três mil pessoas, entre familiares e trabalhadores.

O programa financia o Renova Cacau, linha de pesquisa de renovação do cacau brasileiro desenvolvida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) com objetivo de impulsionar a lavoura. O trabalho é aplicado no campo, com técnicas de manejo que visam à maior rentabilidade para os produtores, não apenas os vinculados ao Cocoa Life, e contribuem para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Bernard Arnault, homem mais rico do mundo, ganha US$ 12,5 bilhões em um único dia

Próxima Postagem

Chandon lança plataforma para solucionar dúvidas do consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Chandon

Chandon lança plataforma para solucionar dúvidas do consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile