Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Clientes recorrentes fazem 6,5 compras por mês no e-commerce

Segundo a pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, este perfil de consumidor é composto por 70% do sexo feminino, com idade média de 36,8 anos

Redação de Redação
14 de abril de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Informações detalhadas em vitrines digitais podem aumentar vendas em 60% no e-commerce

O número de brasileiros que fazem compras pelo e-commerce já alcança 63% da população conectada à internet. Em 2019, antes da pandemia, a participação era de 56%. E o volume de compras mais do que dobrou nesse período, segundo a pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, realizada pelo DPDgroup, controladora da Jadlog, com 1.566 consumidores.

Impulsionados pela pandemia, os novos consumidores no e-commerce cresceram 17% nesse período. Em média, foram feitas 16 compras por ano, um aumento de 128% em relação a 2019. A pesquisa identificou dois principais tipos de perfis de consumidores brasileiros: os recorrentes (ou addict e-buyer), que representam 15% do total, e os millennials, que são 54% dos compradores.

Os compradores recorrentes são responsáveis por 51% de todas as compras do varejo online. Receberam, em média, 6,5 encomendas no último mês, 2,3 a mais do que no levantamento passado. Eles compram produtos de todos os tipos de categoria, mas a sua cesta evoluiu para maior frequência de alimentos frescos, mercearia de supermercado, beleza e saúde.

Esta perfil de consumidor é composto por 70% do sexo feminino, com idade média de 36,8 anos, e 93% vivem em áreas urbanas das cidades. Possuem conhecimento de tecnologia, são conectados, buscam promoções e são apaixonados pelas compras pela internet.

Os millennials representam hoje mais da metade dos e-shoppers brasileiros e estão comprando mais: já respondem por 58% de todas as compras online. Adquirem uma gama maior de produtos e recebem entre 3 e 4 encomendas por mês, 1,2 encomendas a mais do que em 2019.

Assim como os recorrentes, estão comprando produtos de beleza e saúde, remédios, produtos de mercado e alimentos e bebidas frescas. São 63% do sexo feminino, com idade média de 27,8 anos, e 87% deles vivem em áreas urbanas.

Sites internacionais

O volume de compras em sites internacionais tem crescido e já representa 57% do total, especialmente no varejo online da China e dos Estados Unidos. A pesquisa identificou também um aumento de consumidores que compram pelo smartphone, passando de 77% para 86%. Outra tendência apontada é o número de inscritos em programas de fidelidade de algum varejista online, que passaram de 7% para 16% dos entrevistados.

Entre as preferências apontadas pelos entrevistados, destacam-se a eficiência logística, com a oferta de novas opções de entrega; e a preocupação ambiental, com 74% apontando a necessidade de que marcas e empresas sejam ambientalmente responsáveis.

“Os consumidores estão cada vez mais atuantes no e-commerce e, ao mesmo tempo, mais exigentes em relação à toda experiência de compra, seja no âmbito de alternativas de entregas quanto nos requisitos de sustentabilidade. Por isso, é fundamental os players deste mercado desenvolverem serviços e soluções que tragam opções, conveniência, facilidade e interação, bem como ganhos em sustentabilidade para toda a cadeia”, afirma Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.

Produtos mais comprados

Desde janeiro de 2021, os três principais tipos de bens comercializados pela internet no País foram os produtos de saúde e beleza, com 35%; itens de moda, com 38%; e calçados, comprados por 35% dos entrevistados.

As categorias que mais cresceram desde 2019 foram comida fresca e bebidas, incluídas na cesta de compras de 26% dos entrevistados, contra 9% em 2019; mercado e mercearia, item que saltou de 7% para 17%; medicamentos e produtos de saúde (de 19% para 25%); acessórios e bijuterias (de 9% para 15%); e produtos relacionado ao lazer (de 7% para 12%).

Já as compras dos livros caíram de 31% para 26% na cesta dos consumidores; e CDs, DVDs e vídeo game recuaram de 8% para 6%.

Preferências na logística de entregas

O delivery em casa continua sendo a modalidade de entrega mais pedida, com 86% da preferência, seguida pelo local de trabalho, com 12%.

As retiradas de mercadoria fora de casa, por sua vez, vêm sendo mais solicitadas e tiveram um incremento significativo nos últimos anos, de modo que os pontos de correio como os PUDOs (Pick up Drop off) tiveram 11% de preferência, em comparação a apenas 5% em 2019. A retirada na própria loja do varejista representou 10% das escolhas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Gerando Falcões e Infracommerce se unem para ampliar entregas em zonas restritas

Próxima Postagem

Nos shoppings, gestão de dados é a bola da vez

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
CLIENTE Nos shoppings, gestão de dados é a bola da vez

Nos shoppings, gestão de dados é a bola da vez

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile