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Home Destaque do dia

Valentine’s Day deverá movimentar quantia recorde neste ano, aponta pesquisa da NRF

Estudo aponta três pontos principais que explicam essa aumento nos números

Redação de Redação
14 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Valentine's Day

Mesmo com o aumento no número de casos de covid-19 e o surgimento da variante Ômicron, o varejo norte-americano não dá sinais de que terá um Valentine’s Day ruim. De acordo com a pesquisa anual feita pela National Retail Federation (NRF), em parceria com a Prospes Insights Analytics, os consumidores planejam gastar, em média, US$ 175 nas comemorações durante o feriado deste ano, comemorado nesta segunda-feira, 14.

A previsão é US$ 10 maior do que a do ano passado. Ao todo, as estimativas são de que a data comemorativa consiga movimentar cerca de US$ 23,9 bilhões, a segunda maior previsão feita na história para esse dia. O estudo identificou três tendências que explicam os motivos para esse aumento:

Gastar mais para ser especial

Aproximadamente 76% dos entrevistados disseram que comemorar o Valentine’s Day é importante para eles por conta do estado atual da pandemia. Em 2021, esse número era de 73%.

O levantamento também mostrou que o número de pesquisas no Google pela frase “Presente de Valentine’s Day para ela” cresceu 300% na comparação com o ano passado. As pesquisas por “melhor presente de Valentine’s Day para ele” também cresceram 200% em relação a 2021.

Ao analisar os gastos, a pesquisa mostrou que os consumidores planejam gastar, em média, mais de US$ 100 com presentes para seus namorados e amados, um aumento de US$ 12, em comparação com o ano de 2021, e similar aos números de 2020, antes da pandemia.

Joalheria

Além dos tradicionais chocolates, buquês de flores e cartões comemorativos, a pesquisa mostrou que mais consumidores estão considerando dar itens de joalheria como presente. A estimativa é de que o setor possa atingir o pico de US$ 6,2 bilhões gastos nesse período.

Apesar de o dobro de homens planejarem presentear com joias, o público feminino que pretende comprar esse item também cresceu e chega a 14%, o maior nível registrado. A expectativa é de que os gastos dobrem em relação ao ano passado.

Planos fora de casa

Apesar de variante Omicrôn ter causado aumento nos casos de covid-19, os consumidores estão se sentindo muito mais confortáveis em fazer planos fora de casa neste momento. Esse sentimento de segurança reflete também nos planos para o Valentine’s Day.

Cerca de 31% dos entrevistados estão planejando marcar a comemoração com algum tipo de evento fora de casa. No ano passado esse número estava na casa dos 24%.

Outro indício desse movimento é o aumento na procura e compra pelos “presentes de experiência”, como ingressos para a banda favorita, day spa ou aventuras como sky diving. Sem surpresas, os mais jovens são os responsáveis principais por puxarem essa tendência.

Varejo brasileiro

O Brasil possui a própria data para a comemoração do Dia dos Namorados, que é celebrado no dia 12 de junho. Entretanto, apesar na diferença de datas, algumas empresas do varejo brasileiro estão aproveitando a oportunidade e lançando promoções para comemorar o evento.

O e-commerce Flores Online, por exemplo, anunciou diversos tipos de produtos e combos em sua plataforma  para comemorar o Valentine’s Day. A maioria deles une algum tipo de arranjo de flores junto com uma caixa de chocolate, presentes bem tradicionais para a época.

Outra empresa que também lançou promoção nesse período foi a Evino. A companhia está oferecendo até 50% de desconto na compra de vinhos ou kits para comemorar a data. Apesar de não ser a data convencional, diversas empresas tem tentado utilizar do momento para impulsionarem suas vendas e acelerarem a retomada do comércio.

Imagem: Shutterstock

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