Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

NRF 2023: Gigantes de tecnologia apostam cada vez mais em lojas físicas

Marcas querem estabelecer uma conexão direta das marcas com o consumidor final

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
lojas
[the_ad id="169690"]

As gigantes americanas de tecnologia Amazon e Google têm fortalecido a aposta em lojas físicas com o objetivo de ampliar a oferta de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, estabelecer uma conexão direta das marcas com o consumidor final.

[the_ad id="138406"]

Lojas das duas empresas estiveram presentes no roteiro da delegação da Gouvêa Ecosystem nesta sexta-feira, 13, em Nova York. A Mercado&Consumo acompanha a delegação, que desembarcou na cidade para acompanhar a NRF Retail’s Big Show, um dos mais relevantes eventos de varejo e consumo do mundo, e faz uma cobertura completa do evento.

Uma das grandes apostas da Amazon é no modelo Fresh, um supermercado extremamente tecnológico. Apesar de o varejo alimentar dos Estados Unidos ser há anos dominado pelo Walmart, a Amazon Fresh tem ganhado relevância no setor – o formato conta agora com 39 lojas em oito Estados dos Estados Unidos.

Todas as novas lojas da Amazon Fresh contam com a tecnologia “Just Walk Out”. Por meio dela, o cliente entra na loja usando um QR Code disponível no aplicativo da Amazon, apresentando um cartão de crédito ou escaneando a palma da mão.

 

1 do 7
- +
lojas
lojas
lojas
loja

1. Totem para pedir ajuda da Alexa. Foto: Gustavo Grohmann

2. Foto: Gustavo Grohmann

3. Corredores da Amazon Fresh. Foto: Gustavo Grohmann

4. Foto: Gustavo Grohmann

5. Foto: Gustavo Grohmann

6. Câmeras de segurança. Foto: Gustavo Grohmann

7. Foto: Gustavo Grohmann

A loja é repleta de câmeras com amplo campo de visão e resolução. Possui, ainda, quiosques da Alexa que ajudam os clientes a encontrar o que precisam. Depois de colocar os produtos na sacola, o consumidor sai da loja sem precisar passar pelo caixa (embora existam caixas disponíveis para os menos habituados à tecnologia da loja). Toda a compra é computada e cobrada automaticamente dali a alguns minutos no cartão de crédito.

A tecnologia embarcada na Amazon Fresh cria um diferencial importante para a loja, uma vez que reduz o atrito do cliente na hora do pagamento. A Amazon investe 12% do faturamento em tecnologia – como comparação, outros varejistas investem de 0,5% a 2%.

Google Store

O Google deixou faz tempo de ser uma empresa de busca pela internet – ainda é, mas é também fornecedora de soluções como publicidade online, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico, inteligência artificial e artigos eletrônicos.

As lojas físicas do Google têm o objetivo justamente de expor esses artigos e “educar” o consumidor sobre os produtos da marca. Entre eles, estão estão celulares, fones, smartwatches, o aparelho Chromecast e até laptop. No ponto físico, o cliente também pode consultar especialistas para solucionar problemas, fazer reparos ou planejar compras futuras.

 

1 do 5
- +
lojas
lojas
lojas

1. Foto: Aiana Freitas

2. Foto: Aiana Freitas

3. Foto: Aiana Freitas

4. Exposição de produtos. Foto: Aiana Freitas

5. Lounge da loja. Foto: Aiana Freitas

As lojas têm um ambiente aconchegante, todo de madeira e com pufes, lounges e tons pastéis. A atmosfera clean tem por trás a intenção de se criar um ambiente para o consumidor passar um tempo. A ideia do Google é que ele se sinta em casa e veja como é o dia a dia usando os produtos e serviços da marca.

Imagens: Aiana Freitas e Gustavo Grohmann

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Como os investimentos de venture capital podem fortalecer o varejo em 2023

Próxima Postagem

BNDES e entidades lançam chamadas com R$ 8 milhões para inclusão produtiva

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
BNDES e Vale anunciam consórcio que irá gerir fundo de minerais

BNDES e entidades lançam chamadas com R$ 8 milhões para inclusão produtiva

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.