Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2023: Gigantes de tecnologia apostam cada vez mais em lojas físicas

Marcas querem estabelecer uma conexão direta das marcas com o consumidor final

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
lojas

As gigantes americanas de tecnologia Amazon e Google têm fortalecido a aposta em lojas físicas com o objetivo de ampliar a oferta de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, estabelecer uma conexão direta das marcas com o consumidor final.

Lojas das duas empresas estiveram presentes no roteiro da delegação da Gouvêa Ecosystem nesta sexta-feira, 13, em Nova York. A Mercado&Consumo acompanha a delegação, que desembarcou na cidade para acompanhar a NRF Retail’s Big Show, um dos mais relevantes eventos de varejo e consumo do mundo, e faz uma cobertura completa do evento.

Uma das grandes apostas da Amazon é no modelo Fresh, um supermercado extremamente tecnológico. Apesar de o varejo alimentar dos Estados Unidos ser há anos dominado pelo Walmart, a Amazon Fresh tem ganhado relevância no setor – o formato conta agora com 39 lojas em oito Estados dos Estados Unidos.

Todas as novas lojas da Amazon Fresh contam com a tecnologia “Just Walk Out”. Por meio dela, o cliente entra na loja usando um QR Code disponível no aplicativo da Amazon, apresentando um cartão de crédito ou escaneando a palma da mão.

 

1 do 7
- +
lojas
lojas
lojas
loja

1. Totem para pedir ajuda da Alexa. Foto: Gustavo Grohmann

2. Foto: Gustavo Grohmann

3. Corredores da Amazon Fresh. Foto: Gustavo Grohmann

4. Foto: Gustavo Grohmann

5. Foto: Gustavo Grohmann

6. Câmeras de segurança. Foto: Gustavo Grohmann

7. Foto: Gustavo Grohmann

A loja é repleta de câmeras com amplo campo de visão e resolução. Possui, ainda, quiosques da Alexa que ajudam os clientes a encontrar o que precisam. Depois de colocar os produtos na sacola, o consumidor sai da loja sem precisar passar pelo caixa (embora existam caixas disponíveis para os menos habituados à tecnologia da loja). Toda a compra é computada e cobrada automaticamente dali a alguns minutos no cartão de crédito.

A tecnologia embarcada na Amazon Fresh cria um diferencial importante para a loja, uma vez que reduz o atrito do cliente na hora do pagamento. A Amazon investe 12% do faturamento em tecnologia – como comparação, outros varejistas investem de 0,5% a 2%.

Google Store

O Google deixou faz tempo de ser uma empresa de busca pela internet – ainda é, mas é também fornecedora de soluções como publicidade online, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico, inteligência artificial e artigos eletrônicos.

As lojas físicas do Google têm o objetivo justamente de expor esses artigos e “educar” o consumidor sobre os produtos da marca. Entre eles, estão estão celulares, fones, smartwatches, o aparelho Chromecast e até laptop. No ponto físico, o cliente também pode consultar especialistas para solucionar problemas, fazer reparos ou planejar compras futuras.

 

1 do 5
- +
lojas
lojas
lojas

1. Foto: Aiana Freitas

2. Foto: Aiana Freitas

3. Foto: Aiana Freitas

4. Exposição de produtos. Foto: Aiana Freitas

5. Lounge da loja. Foto: Aiana Freitas

As lojas têm um ambiente aconchegante, todo de madeira e com pufes, lounges e tons pastéis. A atmosfera clean tem por trás a intenção de se criar um ambiente para o consumidor passar um tempo. A ideia do Google é que ele se sinta em casa e veja como é o dia a dia usando os produtos e serviços da marca.

Imagens: Aiana Freitas e Gustavo Grohmann

Postagem anterior

Como os investimentos de venture capital podem fortalecer o varejo em 2023

Próxima Postagem

BNDES e entidades lançam chamadas com R$ 8 milhões para inclusão produtiva

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
BNDES e Vale anunciam consórcio que irá gerir fundo de minerais

BNDES e entidades lançam chamadas com R$ 8 milhões para inclusão produtiva

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile