Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Economia compartilhada: estudo mostra que 24% dos brasileiros alugariam seus pertences

Pesquisa sobre locação de bens aponta novas oportunidades de negócio para empresas e consumidores

Redação de Redação
13 de novembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Economia compartilhada: estudo mostra que 24% dos brasileiros alugariam seus pertences

Um estudo sobre hábitos e atitudes dos brasileiros em relação à locação de bens, como roupas, ferramentas e eletrônicos, mostrou uma tendência de maior adesão à economia compartilhada, movimento que ganhou força durante a pandemia de covid-19 e parece se manter. Naquele período, apesar do preço dos aluguéis terem aumentado, o confinamento e as dificuldades financeiras permitiram maior sortimentos de itens disponíveis para locação e ampliaram o conhecimento de novas possibilidades.

O levantamento foi realizado em parceria entre a Casa do Construtor e a AGP Pesquisas, com o objetivo de acompanhar o comportamento dos brasileiros em relação a reformas e economia compartilhada. Foram ouvidas 600 pessoas, sendo 49% homens e 51% mulheres das cinco regiões brasileiras, com média de idade de 37 anos, de todas as classes sociais.

Entre os respondentes, 36% nunca pensaram em alugar os seus pertences a terceiros, mas consideraram a proposta interessante. Nessa categoria, 24% têm disposição para alugá-los, enquanto uma parcela ainda pequena, de 3%, já aluga.

O brasileiro pode ser considerado bastante conservador quanto à posse de seus bens, algo menos importante para os mais jovens, especialmente aqueles da Geração Z. No estudo realizado, 38% disseram que nunca pensaram em alugar os seus pertences e não têm disposição para isso.

Novos negócios

Entre os entrevistados que já alugam itens de terceiros, os segmentos mais citados são automóveis (32%), artigos para festas (29%), trajes de festas/casamentos (27%) e imóveis (18%).

Mas quando a pergunta é feita sobre quais itens o entrevistado teria interesse em alugar, 46% responderam equipamentos para obras e reformas e também ferramentas menores em geral, 44% alugariam aspirador de pó e lavadora de pressão e 40% demonstraram interesse na locação de maquinários, como motosserra, furadeira e roçadeira, sugerindo uma boa oportunidade de novos negócios.

Itens que menos despertam interesse de compartilhamento são equipamentos de pesca (73%), terrenos (68%) e empatados em terceiro lugar, louças e tablets/celulares (63%).

“Identificamos no estudo que não apenas o hábito de locação faz parte do dia a dia dos brasileiros, como vem crescendo a percepção de que alugar em muitos casos é mais barato e vantajoso”, firma Altino Cristofoletti Junior, CEO e um dos sócios fundadores da Casa do Construtor.

“Neste sentido”, prossegue, “temos duas grandes oportunidades: para as empresas, desenvolver e ampliar suas ofertas de locação e, para os consumidores, reduzir a imobilização de capital e focar no uso ou acesso e não na propriedade de bens que são muito pouco utilizados, o que certamente traz benefícios sustentáveis no médio e longo prazo”, observa Cristofoletti.

Custos e benefícios

Alugar artigos de festas, trajes finos e equipamentos para obras/reformas é considerado uma “ótima ou melhor alternativa que a compra para 47%, 44% e 41% das pessoas ouvidas, respectivamente, principalmente por serem itens muitas vezes caros para um único uso.

Mesmo havendo interesse no aluguel de ferramentas, maquinários e equipamentos para a reforma, a percepção da resistência dos brasileiros fica mais evidente na resposta “Evito, mas às vezes preciso”, dada por 30% sobre a categoria equipamentos para obras/reformas, por 26% sobre a categoria aspirador de pó, lavadora de pressão e e por 25% sobre a categoria maquinário como motosserra, furadeira, roçadeira.

O estudo também aferiu as percepções de custo de locação por aqueles que já cultivam este hábito. Para 80% dos entrevistados, é muito mais barato ou mais barato locar roupas de festa/casamento, 76% maquinários e 74% artigos para festas.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Black Friday deve movimentar 17% nas vendas de gift cards em lojas físicas

Próxima Postagem

Apenas 32% dos CEOs veem contribuição efetiva dos conselhos em estratégias e diretrizes claras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
32% dos CEOs vêm contribuição efetiva dos conselhos em estratégias e diretrizes claras

Apenas 32% dos CEOs veem contribuição efetiva dos conselhos em estratégias e diretrizes claras

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.