Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Campus Party

Como usar a gamificação na jornada de compra do cliente

Marcas têm usado elementos presentes nos jogos para se aproximar do consumidor e fideliza-lo

Larissa Féria de Larissa Féria
13 de novembro de 2022
no Campus Party, Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Motivar e melhorar a experiência do consumidor é sempre um grande desafio para as marcas. Entre as estratégias utilizadas para atrair e reter os clientes está a gamificação, que utiliza elementos e técnicas comuns aos jogos para estimular e motivar comportamentos específicos nos usuários.

Esse foi um dos temas apresentados na tenda Fábrica de Empreendedores, do Sebrae, na 14ᵃ edição da Campus Party Brasil, que acontece até terça-feira, 15, no Anhembi. “A gamificação usa mecânicas de jogos para estimular uma ação e engajar um consumidor ou um aluno”, afirma Jennifer Teles, fundadora do portal Gamificação Brasil.

Como trabalha com motivação, para implantar a gamificação, a empresa precisa antes de tudo entender os interesses, os anseios e as dores do seu público. Algumas pessoas, por exemplo, são motivadas pelo significado que a marca traz. Já outras querem se sentir desafiadas a conquistar novos desafios, enquanto existem consumidores que se motivam pelo medo de perder alguma oportunidade.

Entre as maneiras de aplicar a gamificação na jornada do consumidor, Jennifer cita a utilização de roletas e cronômetros no site para valorizar uma promoção. Como exemplo, ela apresentou o case de uma empresa de fidelização de clientes que as pessoas entravam no site, pesquisavam e saiam.

“As pessoas não estavam dando valor para isso. Nesse caso, a gamificação entrou para dificultar as pessoas de conseguirem o cupom. Foi colocada uma roleta que dava porcentagens de desconto. A pessoa podia ficar jogando para ganhar descontos maiores”, diz.

Em dois meses de projeto, o número de clientes passou de 2 mil para 10 mil. “Ao fazer a pessoa passar por toda a jornada, ela dá mais valor. Além disso, os cupons tinham tempo limite, o que gera. Isso gera escassesz, paciência e urgência”, diz.

A gamificação também pode ser usada para ajudar e conduzir o consumidor no processo de escolha, ao oferecer opções para que ele combine os elementos e decida.

Para fidelizar o cliente, a gamificação pode adicionar vantagens para o consumidor. “O Mercado Livre faz muito isso. A cada compra, o consumidor vai subindo de nível e adicionando benefícios, mas as regras precisam ser bem claras”, diz.

Imagem: Larissa Féria

Postagem anterior

Clientes inadimplentes são realidade para 34% dos pequenos negócios

Próxima Postagem

The LED ganha “Oscar do varejo” por túnel do Shopping Cidade Jardim

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
the led

The LED ganha "Oscar do varejo" por túnel do Shopping Cidade Jardim

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile