Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Campus Party

Como usar a gamificação na jornada de compra do cliente

Marcas têm usado elementos presentes nos jogos para se aproximar do consumidor e fideliza-lo

Larissa Féria de Larissa Féria
13 de novembro de 2022
no Campus Party, Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Motivar e melhorar a experiência do consumidor é sempre um grande desafio para as marcas. Entre as estratégias utilizadas para atrair e reter os clientes está a gamificação, que utiliza elementos e técnicas comuns aos jogos para estimular e motivar comportamentos específicos nos usuários.

[the_ad id="138406"]

Esse foi um dos temas apresentados na tenda Fábrica de Empreendedores, do Sebrae, na 14ᵃ edição da Campus Party Brasil, que acontece até terça-feira, 15, no Anhembi. “A gamificação usa mecânicas de jogos para estimular uma ação e engajar um consumidor ou um aluno”, afirma Jennifer Teles, fundadora do portal Gamificação Brasil.

Como trabalha com motivação, para implantar a gamificação, a empresa precisa antes de tudo entender os interesses, os anseios e as dores do seu público. Algumas pessoas, por exemplo, são motivadas pelo significado que a marca traz. Já outras querem se sentir desafiadas a conquistar novos desafios, enquanto existem consumidores que se motivam pelo medo de perder alguma oportunidade.

Entre as maneiras de aplicar a gamificação na jornada do consumidor, Jennifer cita a utilização de roletas e cronômetros no site para valorizar uma promoção. Como exemplo, ela apresentou o case de uma empresa de fidelização de clientes que as pessoas entravam no site, pesquisavam e saiam.

“As pessoas não estavam dando valor para isso. Nesse caso, a gamificação entrou para dificultar as pessoas de conseguirem o cupom. Foi colocada uma roleta que dava porcentagens de desconto. A pessoa podia ficar jogando para ganhar descontos maiores”, diz.

Em dois meses de projeto, o número de clientes passou de 2 mil para 10 mil. “Ao fazer a pessoa passar por toda a jornada, ela dá mais valor. Além disso, os cupons tinham tempo limite, o que gera. Isso gera escassesz, paciência e urgência”, diz.

A gamificação também pode ser usada para ajudar e conduzir o consumidor no processo de escolha, ao oferecer opções para que ele combine os elementos e decida.

Para fidelizar o cliente, a gamificação pode adicionar vantagens para o consumidor. “O Mercado Livre faz muito isso. A cada compra, o consumidor vai subindo de nível e adicionando benefícios, mas as regras precisam ser bem claras”, diz.

Imagem: Larissa Féria

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Clientes inadimplentes são realidade para 34% dos pequenos negócios

Próxima Postagem

The LED ganha “Oscar do varejo” por túnel do Shopping Cidade Jardim

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
the led

The LED ganha "Oscar do varejo" por túnel do Shopping Cidade Jardim

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.