Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Stanley lança categoria no canal farma e supera vendas da marca na Amazon na Black Friday

Michelle Tsufa da Costa, diretora-executiva da companhia, apresentou o case em painel na Conexão Farma 2024

Isis Brum de Isis Brum
13 de março de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Stanley lança nova categoria no canal farma e supera as vendas na maior plataforma digital em Black Friday

Quem poderia imaginar vender copos de cerveja dentro de uma farmácia? A Stanley, fabricante de produtos de alta durabilidade, não só mostrou que é possível como comprovou com resultados recordes que o consumidor de produtos farmacêuticos é o mesmo interessado em novidades que façam sentido para a sua jornada de compra ao perceberem valor e utilidade no dia a dia. A iniciativa foi testada por dois anos em parceria com a rede de farmácias São João no Rio Grande do Sul.

O case foi apresentado pela diretora-executiva da empresa, Michelle Tsufa da Costa, no painel “Explorando novas categorias no canal farma para melhor experiência do consumidor”, que abriu a arena Conexão Farma, no primeiro dia da Conexão Farma 2024, promovida há 18 anos pela Abradilan e que acontece até o dia 14 no Expo Center Norte, em São Paulo. A MERCADO&CONSUMO é media partner do evento e faz uma cobertura especial dos três dias de feira.

O primeiro piloto foi realizado no carnaval de 2023 e replicado com o mesmo sucesso este ano, segundo Michelle. Líder de vendas em garrafas para café e mate no Rio Grande do Sul, a marca queria ganhar os consumidores com os copos de cerveja. No carnaval, o consumo da bebida aumenta e, de acordo com a executiva, é o último período do ano antes da Black Friday que o brasileiro está disposto a fazer compras por impulso.

Durante o carnaval, o varejo farma é bastante requisitado pelos foliões em busca do “kit ressaca”. Os copos foram colocados na entrada da farmácia para despertar a atenção e o desejo dos clientes. No entanto, a estratégia que fez a ação dar certo começou bem antes dos dias de folia, com o treinamento da equipe de todas as unidades envolvidas na ação.

Para Michelle, o primeiro comprador é o vendedor da loja. Por essa razão, do presidente da rede ao atendente, todos foram inseridos no universo Stanley para entender os diferenciais dos produtos, a qualidade e como argumentar com os clientes no momento de oferecer o copo. Características como bem-estar, assepsia, conveniência e tendência somaram-se à oportunidade. Além disso, a companhia ofereceu uma bonificação para os times que batessem as metas.

“Vendeu e vendeu muito”, comentou a diretora-executiva. Por uma questão de sigilo empresarial, não comentou números, mas garantiu que as vendas em farmácias, somente nos dias de carnaval, em 2023, foram 150% maiores que o volume e o faturamento da Stanley no marketplace da Amazon durante a Black Friday de 2022.

Com os consumidores adaptados a encontrar esse tipo de produto em drogarias, as lojas passaram a fazer vendas que antes não faziam parte do seu negócio, como os itens presenteáveis. O valor do tíquete médio também cresceu, uma vez que a marca possui alto valor de agregado.

Uma das demandas dos consumidores, que gostaram da ideia, foi a de ter um equipamento para gravar o nome no local da compra, personalizando o produto ou com o próprio nome ou com a da pessoa que seria presenteada.

“Pelo canal farma, consigo chegar a cidades pequenas que, antes, não seria possível”, disse Michelle. Ainda de acordo com ela, 20% dos pontos de venda da marca são farmácias, as quais representam 35% do faturamento total da empresa no Brasil.

Experiência do consumidor

Durante sua palestra, a diretora-executiva da Stanley mostrou a importância do varejo farma mostrar-se relevante para o segmento e, sobretudo, para a experiência do consumidor.

“Não adianta pedir para o consumidor o CPF no caixa e não oferecer nada em troca, entregar as ofertas na hora de pagar ou não ter o produto que ele compra com frequência”, argumentou. “Quem não encontra o produto de uso contínuo no ponto de venda, não volta. E está menos disposto a gastar por impulso”, alertou.

Nesse sentido, a digitalização também só funciona quando é percebida como valor pelo cliente da loja ou da rede. É preciso ter estratégias assertivas para oferecer as ofertas antes do check-out, programas de recompensa, sortimento de produtos relevantes para o público atendido e soluções para quando o produto procurado não está disponível.

Além disso, o ambiente das drogarias estão mais próximos aos de uma perfumaria, na perspectiva da executiva. São mais iluminados, os mobiliários, mais inovadores. Isso porque o espaço busca conexão com o cliente e para isso oferece uma experiência de compra mais prazerosa.

Tais características, além de gestão automatizada e fluida dos processos e entrega rápida, são cruciais para a indústria selar parcerias. Pela Stanley, o critério de seleção passa pela melhor entrega de experiência para o cliente, promovida, normalmente, por redes que já aprenderam a nichar produtos para atender à demanda do seu público específico. “Não são aquelas que estão vendendo por preço, com sujeira, que não tem claro o seu propósito. Até porque nem comportariam a categoria”, finaliza Michelle.

Imagem: MERCADO&CONSUMO

Postagem anterior

Existe uma inteligência artificial para tudo? 8 curiosidades que todo mundo precisa saber

Próxima Postagem

Zendesk adquire Ultimate e planeja expansão do portfólio de IA em experiência do cliente

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Zendesk

Zendesk adquire Ultimate e planeja expansão do portfólio de IA em experiência do cliente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile