Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2021: “Novo normal” é atender aos clientes como e onde eles precisam

Redação de Redação
13 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Os efeitos – no passado, no presente e no futuro – da continuidade pandemia global no comportamento do consumidor, entre os varejistas e na economia em geral foram tema de uma das sessões do primeiro dia da NRF 2021: Retail’s Big Show – Chapter 1, num painel que contou com a participação de Ira Kalish, economista-chefe global da Deloitte, e de Janey Whiteside, CCO do Walmart.

Kalish começou observando que o mundo ainda pisa num terreno novo e imprevisível. “No segundo trimestre de 2020, vimos o declínio mais acentuado do PIB real já registrado. No terceiro trimestre, vimos o maior aumento do PIB real já registrado”, exemplificou.

A expectativa da Deloitte é de que a economia vai crescer lentamente em 2021 e que continuará a haver uma certa desorganização no mercado consumidor. Mas, considerando uma vacinação generalizada e a consequente redução da pandemia, pode haver uma aceleração significativa da atividade econômica no final do ano – embora Kalish ressalte que o crescimento continuará a ser prejudicado pelas disparidades no mercado de trabalho.

“Nunca vimos um ano como este”, endossou Janey Whiteside. Segundo ela, o Walmart observou uma mudança quase semanal na demanda de produtos à medida que a pandemia se instalou. Essa demanda foi de desinfetantes a jogos de tabuleiro, de equipamentos de ensino doméstico a máquinas de costura e de materiais de jardinagem a produtos domésticos.

Junto com a explosão quase universal nas vendas online, o Walmart também experimentou um grande aumento na demanda por serviços de compra online e retirada na loja. “Vimos cinco anos de crescimento projetado em cinco semanas”, disse ela.

Recuperação econômica em forma de ‘K’

Em termos de saúde econômica do consumidor, Kalish observou que estamos no que ele chamou de “recuperação em forma de K”. Os ricos estão indo bem: economizando dinheiro, comprando casas e reforçando suas carteiras de ações. Aqueles na extremidade inferior do espectro econômico, no entanto, estão estressados ​​e devem permanecer assim, uma vez que as perdas de emprego na pandemia podem se tornam permanentes.

O que, claro, tem uma relação direta com o mercado principal do Walmart. Em novembro, cerca de metade dos clientes do Walmart disseram estar preocupados com a economia, e 40% disseram não esperar uma recuperação rápida.

Segundo Janey, a empresa está tentando ajudar seus clientes de várias maneiras. Uma tem a ver com a proposta de valor do Walmart, a acessibilidade, à qual ela está aderindo tenazmente. Outra é tentar tornar mais fácil – e seguro – cuidar das necessidades básicas da casa. “Nossos clientes não estão imunes aos efeitos da desaceleração econômica. Eles precisam de nós.”

Empresas são especialistas em dados

Voltando-se para a estratégia corporativa geral, Kalish, da Delloite, observou que os líderes de praticamente todos os setores com os quais ele tem contato agora consideram suas empresas como especializadas em dados. E, nesse caso, é preciso fazer o melhor uso desses dados para se manter competitivo.

No caso do Walmart, Janey Whiteside comentou que não há dúvidas de que a amplitude das ofertas – mantimentos, farmácia, serviços financeiros – também permite que a empresa colete uma grande quantidade de dados sobre seus clientes. “Podemos usar todos esses dados para entender melhor nossos clientes e atendê-los melhor. Para fazer isso, precisamos ter todas as permissões corretas. É uma questão de confiança. Tem de haver confiança e temos de ganhar essa confiança”, destacou.

Perto do final da discussão, Kalish comentou sobre o desafio de se equilibrar as compras online quando se é, como no caso do Walmart, uma empresa essencialmente baseada em loja. Janey disse que a resposta está no envolvimento das próprias lojas no processo. “No primeiro trimestre do ano passado, vimos um aumento de 300% em serviços como coleta e entrega”, disse.

Também faz parte da iniciativa do Walmart oferecer aos clientes uma maneira de lidar com os produtos de que se esqueceram e precisam com urgência. “Podemos atender esse pedido de uma loja. Não podemos atendê-lo em uma instalação de remessa de comércio eletrônico. As lojas não vão a lugar nenhum.”

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Produtora de vegetais congelados Grano lança e-commerce próprio

Próxima Postagem

CEO que fez história à frente da PepsiCo está entre os palestrantes da NRF 2021

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
CEO que fez história à frente da PepsiCo está entre os palestrantes da NRF 2021

CEO que fez história à frente da PepsiCo está entre os palestrantes da NRF 2021

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.