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Home Destaque do dia

Sustentabilidade deve ser parte da essência dos negócios para trazer resultados

Redação de Redação
13 de janeiro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

O painel “Missão de base: a jornada para a sustentabilidade” fez mais do que apresentar programas complementares ou esforços pontuais para a sustentabilidade no palco do NRF Retail’s Big Show. Ele destacou as marcas que estão no mercado há muito tempo, tecendo conceitos e compromissos, como fornecimento ético, produtos artesanais, comércio justo e embalagens reduzidas para quem elas são.

Jennifer Walsh, fundadora da Beauty Bar e da Walk with Walsh, levou ao palco Heather Deeth, gerente de Compras Éticas da Lush Cosmetics North America, e Jennifer Gootman, vice-presidente de Inovação Social e vice-presidente de Responsabilidade Social Corporativa da West Elm. Deeth e Gootman compartilharam brevemente os esforços contínuos de suas empresas e, em seguida, responderam a um punhado de perguntas de Walsh.

A Lush é uma marca global de beleza de bilhões de dólares do Reino Unido. Possui 900 lojas – 250 nos Estados Unidos e Canadá – e uma presença digital significativa. A Lush North America também é verticalmente integrada, possuindo lojas próprias, fabricando e distribuindo seus próprios produtos no Canadá e comprando matérias-primas em fazendas no Arizona, Guatemala, Uganda e Peru.

Em termos de sustentabilidade como parte da estratégia, Deeth disse: “Temos muita sorte, porque temos seis valores que estão no nosso negócio desde o início.” Isso inclui políticas rigorosas contra testes em animais, cosméticos frescos com datas de produção, compras éticas, uma linha de produtos 100% vegetariana (80% vegana), foco em itens artesanais e embalagens “nuas”.

A compra ética se destaca, disse ela, devido ao enorme escopo de produtos e ingredientes envolvidos. Os valores compartilhados e a transparência vão além dos fornecedores de nível 1. As parcerias de longo prazo são importantes, assim como o fornecimento direto, tanto quanto possível, e uma política de “ir além” que se estende além da assinatura de códigos de conduta para explorar ecossistemas inteiros, a cadeia de suprimentos, a mão-de-obra e muito mais.

“Na Lush, estamos criando uma revolução cosmética para salvar o planeta”, disse Deeth. “Na verdade, acho que precisamos de uma revolução… Todos nós precisamos participar.”

Quanto à West Elm, Gootman levou o público de volta à fundação da empresa, em 2002, no Brooklyn, com o simples lema de ser “um pouco mais verde a cada dia”. A jornada para a produção ética e materiais responsáveis ​​continuou, especialmente quando a West Elm deixou de ser uma empresa de mobiliário para se tornar uma marca de estilo de vida. Começou a investir em artesãos, por exemplo, e em 2014, tornou-se a primeira varejista doméstica a obter a certificação Fair Trade.

Em 2016, a West Elm estabeleceu metas públicas em toda a empresa para algodão e madeira de origem responsável. E em 2018, trouxe programas de visão do bem-estar dos trabalhadores para 20.000 operários e tornou-se a primeira varejista a lançar o Selo Artesanal Ético da Nest nos produtos.

“Foi uma evolução e uma jornada”, disse Gootman. “Acho que é importante reconhecer que muitos varejistas que estão realmente interessados ​​neste espaço. Nem tudo acontece ao mesmo tempo. Você pode evoluir, aprender e descobrir o que é material para o seu negócio e desenvolvê-lo a partir daí. Se eu pudesse dizer o que nos tornou bem-sucedidos neste espaço, diria que esta visão é essencial para nossos negócios, está incorporado em nosso produto e atinge diretamente nossos clientes”.

Os participantes do painel ofereceram outras informações importantes sobre a cadeia de fornecimento. Gootman disse que foi útil construir relacionamentos com certificações independentes de terceiros e outros. Ela também observou que os esforços de sustentabilidade devem atingir todas as funções essenciais da empresa para serem bem-sucedidos e gerar valor.

Deeth falou sobre a importância de ver a rede de comércio como um estabilizador para muitas comunidades. “Não é uma coisa de caridade”, disse ela.

E uma última coisa: o trabalho está em constante evolução. “Nós realmente resolvemos problemas”, disse Gootman. “E não faltam problemas no varejo para resolver.”

Com informações da NRF
* Imagem divulgação NRF

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