Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Entre os moradores, 70% têm o desejo de abrir ou expandir suas iniciativas

Redação de Redação
12 de novembro de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Com cerca de 16,4 milhões de moradores, as favelas brasileiras movimentar cerca de R$ 202 bilhões em renda própria por ano. Esse potencial de consumo é um dos principais incentivos para que os moradores optem por empreender, buscando criar negócios dentro das próprias comunidades. Segundo dados do Data Favela, 5,2 milhões já mantêm negócios próprios, e cerca de 70% têm o desejo de abrir ou expandir suas iniciativas.

Bares, lanchonetes, padarias e marmitarias são as principais opções de negócios, correspondendo a 15% do total de empreendimentos. Apesar do alto número de empreendedores, apenas 37% desses negócios estão formalizados, o que limita o acesso a crédito e a investimentos necessários para crescerem.

Para apoiar e estruturar esses empreendimentos, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou núcleos dedicados a ajudar os pequenos empresários de cinco favelas brasileiras — Vergel do Lago (Maceió), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte), Bairro da Paz (Salvador), Vila Torres (Curitiba) e Campo Limpo (São Paulo). Esses núcleos fornecem suporte técnico, treinamento e parcerias estratégicas, ajudando os empreendedores a formalizarem seus negócios e desenvolverem habilidades de gestão.

“O objetivo é quebrar a barreira entre os empreendedores da favela e o mercado formal, dando a eles ferramentas e capacitação. Mapear as dificuldades e propor soluções juntos é fundamental para ajudar esses negócios a prosperarem”, afirma Cris do Morro, líder de parcerias com as favelas na Abrasel.

No núcleo do Bairro da Paz, em Salvador, a Abrasel firmou parcerias com consultorias para qualificar os empreendedores locais. Jair do Carmo, coordenador do núcleo e proprietário da Planeta Pizza, destaca a importância da educação para o sucesso dos negócios: “A base de tudo é educação. Muitos estão estudando contabilidade, gestão financeira e legislação fiscal. Esse apoio ajuda os empreendedores a entenderem o lado analítico de suas empresas e a tomarem decisões mais sólidas.”

Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil

Postagem anterior

Brasil: consolidação de grandes marcas no foodservice e consumidores apaixonados

Próxima Postagem

Transição para QR Codes revoluciona rastreabilidade e comunicação no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
varejo

Transição para QR Codes revoluciona rastreabilidade e comunicação no varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile