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Home Destaque do dia

Black Friday: 4 a cada 10 empresários esperam faturar mais do que em 2021

Mais da metade dos empresários pretendem realizar campanhas de vendas em redes sociais

Redação de Redação
12 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Black Friday: O olhar para a construção da marca

Cerca de 44% dos empresários, ou quatro em cada dez, esperam registrar nesta Black Friday um faturamento superior ao ano de 2021. Além disso, 50% acreditam que a quantidade de vendas será superior se comparada à registrada na mesma data do ano passado. Os dados são da Boa Vista e constam do relatório “Perspectivas Empresariais – Black Friday 2022”.

As perspectivas de vendas e faturamento estão cautelosas para este ano. Em 2021, eles mostravam que 55% dos empresários esperavam faturamento superior ao de 2020; no caso das vendas, 54% tinham expectativa de alta.

A pesquisa apresentou ainda resultados em relação às estratégias adotadas pelas empresas para a Black Friday deste ano: 54% dos empresários apostarão em promoções e estratégias de vendas em redes sociais para alavancar o desempenho na data. O levantamento revelou também um aumento expressivo na intenção de conceder descontos na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2021, o índice era de 22%; neste ano, chegou a 33%.

Cautela nas contratações

O cenário para contratação de mão de obra e estoque extra para a Black Friday também é cauteloso. A pesquisa mostrou que 77% dos empresários não pretendem contratar mais mão de obra (incluindo o varejo). Para 76% dos que não vão contratar, o motivo é que o quadro atual de colaboradores já é suficiente.

Além disso, 71% dos empresários também não pretendem fazer estoque extra para a Black Friday – no varejo, o índice é de 58%. Os motivos de não reforçar o estoque são: falta de capital de giro (53% das respostas), estoque suficiente (20%) e queda das vendas no pós-pandemia (27%).

“Os setores precisam ser criativos para tentar alavancar as vendas. O varejo, por exemplo, vai apostar, ao mesmo tempo, nos descontos (64%), em campanhas nas redes sociais (47%), além de criar promoções para a data (43%). Já os setores da indústria e serviços, além destas estratégias, investirão mais em novas formas de pagamento e no aumento do prazo de pagamento”, afirma Flávio Calife, economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista.

Otimismo dos varejistas

A pesquisa de perspectiva empresarial para Black Friday realizada pela Boa Vista traz um recorte sobre a expectativa dos diferentes setores da economia (varejo, indústria e serviços) para a data. O índice de otimismo dos varejistas sofreu uma queda de 9 pontos percentuais entre 2021 e 2022.

Para 53% dos empresários do varejo, haverá aumento no volume de vendas deste ano (no ano passado eram 62%). Outros 29% creem que as vendas ficarão no mesmo patamar de 2021 e 18% acreditam que haverá diminuição em relação ao ano anterior.

Quanto ao faturamento por setor, os mais otimistas são os varejistas: 50% deles esperam faturar mais neste ano de 2022. Mesmo assim, o otimismo no varejo era maior em 2021, quando a expectativa de aumentar as receitas na Black Friday em relação ao ano anterior atingia 62%.

Imagem: Shutterstock

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