Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

A importância do Dia dos Solteiros para o varejo chinês e global

Embora ainda exista incerteza para sua origem, a data se tornou o principal momento de consumo na China e tem vendas maiores que a Black Friday

Redação de Redação
12 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
dia dos solteiros

“Diz a lenda que o evento começou com universitários solteiros que começaram a se presentear nesta data”. Foi assim que In Hsieh, advisor da Mobocity e um dos principais especialistas em startups, inovações e investimentos entre Brasil e China, contou que surgiu o Single’s Day (Dia dos Solteiros, comemorado no dia 11 de novembro).

Embora a origem não seja tão precisa, o executivo também explicou que o Alibaba não foi o criador da data, mas sim a primeira empresa a embarcar nessa ideia, que foi gradativamente aderida por todo o varejo da China. No ano passado, as estimativas apontam que o Dia dos Solteiros movimentou cerca de U$ 139 bilhões em vendas na China, dado que quebrou todos os recordes anteriores.

Atualmente, o 11.11 é a principal data do varejo chinês e há cerca de 6 anos começou a ganhar espaço em outros países, principalmente pelo comércio cross border. Como um movimento de resposta, as empresas locais deram início as suas celebrações do Dia dos Solteiros para também serem competitivas.

No caso do Brasil, a Americanas e o Magazine Luiza aderiram às promoções neste período, mas com algumas particularidades. “A princípio pela Americanas, B2W, que começou a chamar o Single’s Day de aquecimento da Black Friday, ao invés de ser uma data por si só. Até para não canibalizar a própria Black Friday”, comentou In Hsieh.

Diferenças com a Black Friday

Apesar das duas datas serem, muitas vezes, comparadas entre elas, cada uma tem sua origem e propósito diferente. No caso da Black Friday, o evento foi criado para desovar os estoques do antigo varejo físico e abrir espaço para os novos produtos que seriam vendidos para o natal. Com o tempo, a data saiu desse posto e se tornou um importante momento do varejo norte-americano e global.

Já no caso do Single’s Day, a data tem também uma conotação e importância festiva. Os descontos são atrativos, mas, além disso, são realizados lançamentos, atividades e shows para engajar o consumidor com a marca. “Tem a importância de ser um momento em eu muitas empresas lançam suas inovações e seus novos produtos. É um momento que os consumidores mais prestam atenção nas lojas e no e-commerce”, explicou Hsieh.

Conceito China x Ocidente

Ainda nessa comparação entre as características de cada país, Hsieh pontuou alguns conceitos presentes no varejo chinês que ainda não são explorados no ocidente. Uma dessas ideias é o do New Retail. “É uma integração online e offline com a adição de melhorias e integrações maiores na logística e na utilização de dados”, resumiu.

O empreendedor ainda explica que no ocidente é muito abordado o omnichanel e todas as questões relacionadas aos canais de compra. “Quando falamos de inovação de varejo na China, já vamos direto no New Retail, que é repensar o varejo e a experiência do consumidor como um todo”, finalizou.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A tecnologia como vetor para desenvolvimento da economia e da sociedade brasileira

Próxima Postagem

Para valorizar relações humanas no varejo num cenário de crescente desumanização

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Para valorizar relações humanas no varejo num cenário de crescente desumanização

Para valorizar relações humanas no varejo num cenário de crescente desumanização

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.