Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday: 6 dicas para melhorar a satisfação do cliente nas compras

Redação de Redação
12 de novembro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Na Black Friday mais digital da história, o maior desafio para as empresas será atrair a atenção dos consumidores. Fazer uma divulgação prévia das ofertas, oferecer formas diversas de pagamento e investir na experiência do cliente podem ser o melhor caminho para o varejistas se destacar na data.

O alerta é de Tomás Duarte, CEO da Track.co, startup que gerencia indicadores de satisfação de clientes por meio do NPS (Net Promoter Score). “Com as medidas de isolamento social, os clientes deverão preferir as compras online, isso irá aumentar ainda mais a concorrência entre as empresas e atrair consumidores será ainda mais difícil”, avalia.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Neotrust-Compre&Confie apontam para uma expectativa de aumento de 77% nas vendas online na comparação com a Black Friday de 2019. Confira, abaixo, seis dicas elaboradas por Duarte para ajudar as empresas a atrair a atenção dos consumidores.

  1. Antecipe e invista em divulgação

    Para acompanhar a concorrência, uma estratégia é começar mais cedo a divulgação das campanhas publicitárias do período. Como mais empresas vão querer atrair a atenção do consumidor, vale antecipar essa estratégia e buscar elementos para atrair o público. “Isso pode ser feito por redes sociais, blogs, posts patrocinados e divulgações offline. Chegar no cliente, atrair ele e deixá-lo curioso pode ser uma boa estratégia”, afirma Tomás Duarte.

  2. Aposte na multicanalidade

    É importante saber onde está localizado o seu público. Para atrair ainda mais pessoas, é necessário estar em todos os canais para facilitar a comunicação e a divulgação. Ou seja, ter uma boa comunicação e engajamento não só no Facebook, como no Instagram ou mesmo WhatsApp. Aproveite o momento para conversar com os clientes e atrair novos.

  3. Ofereça várias formas de pagamento

    Para recuperar o lucro perdido em meio a pandemia, uma opção é ir além dos métodos de pagamentos mais tradicionais. Além do dinheiro físico, cartão de crédito e débito, tenha mais opções em sua loja, como cheques, boletos, link de pagamento, transferência bancária, etc.

  4. Previna-se contra ‘bugs’

    Avalie a estrutura da sua loja, física ou virtual. A sua loja pode não comportar um fluxo mais alto de pessoas, os produtos podem acabar no estoque, você pode não conseguir emitir notas ou ainda atender aos clientes tão rapidamente. Para evitar esses problemas, tenha uma estrutura de qualidade, além de fornecedores, parceiros e equipes comprometidos para atender a demanda do período.

  5. Crie um espaço seguro

    Ainda existem muitas empresas que se aproveitam da Black Friday para dar golpes e pessoas mal intencionadas que querem levar vantagem na data. Enquanto empreendedor, tenha em mente que é preciso criar um espaço seguro. Ofereça garantias para que o cliente confie em você, como ser transparente com a data de entrega, disponibilidade de estoque, preço e etc. Caso sua marca tenha selos de qualidade, deixe-os à mostra, assim como os comentários com a opinião de outros compradores.

  6. Invista na experiência do cliente

    Buscar estratégias para melhorar a experiência do cliente pode elevar o ticket médio, consolidar uma marca, atrair compradores, aumentar o número de vendas e diminuir a quantidade de reclamações no período. Uma forma de fazer isso é melhorar a jornada de compra, buscar elementos que encantem os clientes já existentes e que fidelizem os novos. Ser criativo e olhar para o cliente é a base para realizar um bom planejamento para a experiência. É importante também apostar na aproximação entre marca e consumidor. “A chave para dar uma boa experiência para seu cliente é se colocar no lugar dele. O que ele mais quer nesse momento são descontos, mas fazer com que ele se sinta especial, fará ele lembrar da sua marca. Isso é a chave do sucesso para sair a frente de concorrentes durante a Black Friday”, finaliza Tomás Duarte.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Xiaomi reformula site no Brasil e anuncia parceria com aplicativo de delivery Rappi

Próxima Postagem

Mais da metade dos brasileiros farão compras de final de ano no e-commerce

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Mais da metade dos brasileiros farão compras de final de ano no e-commerce

Mais da metade dos brasileiros farão compras de final de ano no e-commerce

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile