Caracterizados por lojas dispostas horizontalmente e acesso direto a partir do estacionamento, os strip malls estão se multiplicando rapidamente no Brasil. Com terrenos entre 3.000 e 5.000 m² e áreas de lojas somando de 1.000 a 3.000 m², esses estabelecimentos surgem como uma alternativa atrativa para lojistas e consumidores, com estacionamento próprio, segurança e horários de funcionamento mais flexíveis.
Segundo o Censo Brasileiro de Strip Malls, divulgado pela Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls), em 2024, o strip mall típico tem 14 lojas, sendo duas âncoras e 12 satélites. Entre as lojas âncoras, predominam academias, mercados, farmácias e restaurantes.
Com 38 unidades em operação no Brasil, a HBR Realty vem ampliando sua atuação no segmento de strip malls por meio da plataforma ComVem. A cidade de São Paulo concentra a maior parte delas, com 19 empreendimentos. Outros 14 estão espalhados por municípios da Grande São Paulo e interior, como Sorocaba, Taubaté e São José dos Campos, além de dois no Rio de Janeiro, dois em Curitiba (PR) e um em Olinda (PE). O modelo segue em expansão, com 24 projetos em andamento em diferentes regiões do País.
“Nosso modelo de negócios prioriza conveniência, serviços essenciais integrados ao entorno residencial e corporativo. O mix de lojistas é cuidadosamente planejado para atender às demandas do dia a dia das pessoas que vivem ou trabalham a poucos metros de distância, o que propicia fluxo de pessoas e baixa vacância para os parceiros”, afirma Alexandre Bicudo, diretor de Operações da HBR Realty.
Além da conveniência, os empreendimentos são planejados para integrar serviços essenciais e opções gastronômicas ao cotidiano das comunidades onde estão inseridos. A alimentação aparece como destaque, reunindo nomes como McDonald’s, Kopenhagen e Bacio di Latte, além de restaurantes de chefs como Erick Jacquin (Ça-Va) e Anderson Haruo (AHY Prime Sushi). O mix inclui ainda saúde, bem-estar e beleza, com academias e serviços como a Espaçolaser, e conveniência no dia a dia, com drogarias, lavanderias, papelarias, mercados de bairro e operações de esporte, lazer e produtos para casa, como a Decathlon.
“Esse equilíbrio entre grandes marcas âncoras e operadores regionais garante a atratividade do modelo, impulsiona vendas e fortalece o comércio de proximidade”, destaca Bicudo.
A seleção de portfólio, no entanto, leva em consideração os hábitos de consumo da população local, a densidade demográfica, estilo de vida e vocação comercial de cada região. Essa estratégia garante uma ocupação média de 85%. “As experiências de consumo e os serviços adicionais desempenham papel central na fidelização dos clientes, pois transformam os empreendimentos em destinos completos, que vão além da simples visita às lojas.”
Expansão de galerias e projetos multiuso
Divisão imobiliária do Grupo Carrefour Brasil, o Carrefour Property conta com um portfólio que soma mais de 250 galerias comerciais em 20 Estados e 130 municípios, com mais de 3.200 lojistas. A empresa busca alinhar cada galeria à bandeira do Grupo, seja Carrefour Varejo, Sam’s Club ou Atacadão, considerando a localização, o perfil da região e os hábitos de consumo dos clientes.
“A nossa estratégia se baseia na expertise interna para direcionar o negócio mais adequado ao ponto comercial certo. Por exemplo, em pontos comerciais adjacentes ao Atacadão, buscamos integrar grandes marcas que se beneficiam do fluxo de clientes do atacarejo. Já nas galerias localizadas junto aos Sam’s Club, adicionamos lojas com formatos médios, como academias e pet shops, que se alinham com o perfil de cliente voltado à experiência diferenciada que esse formato de loja pode oferecer”, explica Fernanda Ferrari, diretora de Gestão Imobiliária do Carrefour Property.
Entre os setores com melhor desempenho estão salões de beleza, praças de alimentação, academias e pet shops. “Ao proporcionar um ambiente onde o consumidor pode resolver diversas necessidades em um único lugar, aprimoramos a sua experiência e atraímos fluxos constantes de pessoas”, diz.
Nos próximos anos, o Carrefour Property planeja aproveitar 85% dos 17 milhões de metros quadrados que tem disponíveis para desenvolver empreendimentos multiuso. Já foram mapeados cerca de 50 projetos prioritários, com foco predominante no segmento residencial e no modelo de permuta “Em nosso plano de expansão, também consideramos o estabelecimento de áreas para as galerias comerciais, uma estratégia alinhada à otimização de espaços de empreendimentos que encontram, em nossas lojas, uma localização de alto fluxo de pessoas, grande visibilidade e segurança”, destaca Fernanda.
1º Encontro Latino-americano de strip malls
O avanço dos strip malls no Brasil será pauta do 1º Encontro Latino-americano de strip malls durante o Latam Retail Show sponsored by IBM, que será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 16 e 18 de setembro.
O 1º Encontro Latino-americano de strip malls será um dos nove eventos paralelos e gratuitos que serão realizados no Latam Retail Show sponsored by IBM. Confira, abaixo, a lista de todos os encontros previstos:
- 1º Encontro Latino-Americano de Strip Malls (link para inscrições)
- 5ª Edição do Fórum IDV – ESG no Varejo e Consumo (link para inscrições)
- 3ª Edição do Retail Design Meeting (link para inscrições)
- 3ª Edição da Fashion Retail Arena (link para inscrições)
- 1ª Edição do Retail CX Forum by SoluCX (link para inscrições)
- 1º Fórum de Líderes do E-commerce e Digital (link para inscrições)
- Foodservice Meeting (link para inscrições)
- Fórum Matcon (link para inscrições)
- Luxury Retail Summit (link para inscrições)
O Latam Retail Show sponsored by IBM chega à décima edição como o principal evento B2B de varejo, consumo e serviços aos clientes da América Latina. A Mercado&Consumo é media partner e fará uma cobertura especial e em tempo real, com reportagens em texto e vídeo, gravações de podcasts, posts nas redes sociais e newsletters especiais.
No total, mais de 250 palestrantes subirão ao palco do evento para debater inovação, transformação digital, experiência do consumidor e performance operacional em mais de 100 horas de conteúdo.
Imagens: Divulgação




