Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Carrefour lidera ranking de maiores varejistas brasileiras

Liderança se mede pela produtividade das lojas e funcionários

Redação de Redação
12 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Carrefour

O Grupo Carrefour Brasil lidera a lista das maiores empresas varejistas brasileiras, segundo o Ranking Ibevar-FIA. Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões, a varejista de origem francesa lidera a lista das 120 organizações que compõem a edição 2022, que avalia dados de 2021.

Na sequência estão o Assaí, com R$ 45,6 bilhões de faturamento; o Magazine Luiza, R$ 42,9 bilhões; Via, R$ 36,3 bilhões; Americanas, R$ 32,2 bilhões; e Grupo Pão de Açúcar, R$ 29 bilhões.

Essas seis empresas em conjunto representavam 36,7% do total de faturamento das 120 empresas da lista em 2021. Em 2020 a participação das seis maiores era ligeiramente maior, 37,3%. Ou seja, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) observou um discreto processo de desconcentração.

Empresas mais eficientes

O Ranking ainda identifica as empresas mais eficientes em diversos segmentos do varejo. Essa eficiência é a resultante de duas medidas diferentes: a produtividade das lojas e a produtividade dos funcionários. A partir de um algoritmo essas duas medidas de produtividade são compostas em um único indicador. O grupo das empresas mais eficientes foi designado com o índice 100 e todas as demais comparadas com esse conjunto.

Na categoria de supermercados, por exemplo, estão entre as empresas com nota máxima de eficiência Carrefour, GPA, Grupo Pereira, Zaffari, Formosa, Irmãos Boa e Assaí. O grupo Mateus, listado na B3, ficou no grupo de companhias com eficiência entre 80 e 100, o segundo mais eficiente.

Na categoria de eletroeletrônicos e móveis, Magazine Luiza, Via, Fast Shop, Fujioka e Estok ganharam nota 100.

Em moda e esporte, Renner, Havan, Arezzo, Inditex e Inbrands ficaram com a classificação mais alta. A C&A ficou na categoria de eficiência entre 60 e 80, a segunda pior. Marisa, Alpargatas, Restoque e Cia Hering tiveram a pior classificação, com nota menor que 40.

Com informações de Estadão Conteúdo: Talita Nascimento

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Puxada pelo mercado internacional, demanda total da Azul cresce 21,5% em agosto

Próxima Postagem

Bradesco faz parceria com Claro e Embratel para explorar soluções 5G

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
5G

Bradesco faz parceria com Claro e Embratel para explorar soluções 5G

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile