Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Dia dos Pais: 61% dos consumidores pretendem comprar presentes em lojas físicas

A pesquisa também apontou que a maioria das compras continuaria sendo realizada em pequenos estabelecimentos

Redação de Redação
12 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Dia dos Pais

Comemorado no domingo, 13, o Dia dos Pais deve movimentar os setores de comércio e serviço. Uma pesquisa realizada pela ACSP/PiniOn revelou que 35,9% dos entrevistados pretendem comprar presentes para a data comemorativa, enquanto 46,1% responderam que não têm intenção de fazer compras, e 18,0% responderam que ainda não decidiram.

Em relação ao ano passado, houve um leve aumento da proporção dos que manifestaram intenção de compra, observando a diminuição do percentual relativo aos que não pretendem adquirir presentes.

Do grupo de entrevistados que planejam presentar seus pais, 43,2% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 32,0% desejam o contrário. Em termos do nível de despesa, a grande maioria (78,1%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250. A pesquisa também apontou que a maioria das compras continuaria sendo realizada em pequenos estabelecimentos (42,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (60,9%).

De acordo com a tabela, presentes de uso pessoal e de menor valor seguem prevalecendo nas intenções de compra. E o pagamento à vista continua sendo o mais utilizado nesta data. Roupas, calçados e acessórios continuam sendo os itens de maior destaque (39,7%), embora ainda continue abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60 e 70%).

Outros produtos e serviços aparecem também em destaque, como perfumes (28,7%), almoço em restaurante (17%), caneca e relógio (10,3%). Itens como livro (3,7%) e chocolate/bombom (8,5%) e caixa de ferramentas (6,1%), que estiveram em alta dois anos atrás, como reflexo do período de isolamento social, continuaram mostrando forte redução de intenção de compra.

Previsão de R$ 6,25 bilhões em vendas

Se manteve a tendência na diminuição das intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet, respondendo por 16,1% do total. O movimento pode ser explicado pelo menor crescimento da renda, alto grau de endividamento das famílias e elevado custo do crédito.

A área de serviços, a adesão ao almoço em restaurantes (17,0%) passou a predominar sobre pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (16,2%), o que reforça a volta aos hábitos de consumo que prevaleciam durante o período anterior ao isolamento social.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) está com boas expectativas para a data comemorativa.  São previstos R$ 6,25 bilhões em vendas, com tíquete médio de compra de R$ 452 reais.

“O comércio eletrônico viu um aumento nas vendas em todas as datas comemorativas do ano, não seria diferente com o Dia dos Pais. Seguimos com a previsão de crescimento, desta vez, o evento deve movimentar quase 4% do faturamento esperado para 2023, que é de R$185.7 bilhões”, afirma Mauricio Salvador, presidente da associação.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Dia tem novo diretor financeiro; confira outras movimentações

Próxima Postagem

Americanas, Petrópolis, Light e Oi renovam dúvidas sobre a recuperação judicial

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Americanas perdeu competitividade após queima de caixa com fraudes na operação digital

Americanas, Petrópolis, Light e Oi renovam dúvidas sobre a recuperação judicial

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile