Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Serasa Experian lança solução com IA para apoiar a gestão financeira de PMEs

Gestão financeira é um dos principais desafios para 25% das PMEs, aponta a Serasa

Redação de Redação
12 de julho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Serasa lança solução com IA para apoiar a gestão financeira de PMEs

A Serasa Experian anunciou o lançamento do Serasa Descomplica, solução de gestão financeira voltada às pequenas e médias empresas (PMEs). A ferramenta foi desenvolvida com base em tecnologia de ponta e inteligência analítica, e visa apoiar os empreendedores em relação a uma dor recorrente que atinge 25% deles, de acordo com pesquisa realizada pela companhia: a gestão das finanças.

O Serasa Descomplica foi criado para simplificar a vida financeira das empresas, unificando suas contas bancárias em uma única ferramenta, por meio do Open Finance, e automatizando insights inteligentes, históricos e preditivos para uma gestão otimizada. A solução utiliza Inteligência Artificial (IA) para direcionar a tomada de decisões estratégicas e ampliar o acesso a crédito.

“Com o controle financeiro estruturado, o empreendedor passa a ter mais tempo, dados e segurança para investir naquilo que realmente impulsiona o negócio: vender mais, manter seus clientes e liderar sua equipe com clareza. Não é apenas sobre números, é sobre permitir que o pequeno negócio se organize para crescer com sustentabilidade e foco no cliente”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian.

Apesar de ter como foco a gestão financeira, o Descomplica também atua como apoiador na resolução de outros desafios enfrentados pelas PMEs brasileiras. Ao simplificar o controle do fluxo de caixa e fornecer inteligência para o negócio, a ferramenta libera o tempo do empreendedor, viabiliza investimentos estratégicos em marketing e fortalece o planejamento para a gestão de pessoas — dois dos maiores gargalos apontados pelas empresas na pesquisa da Serasa Experian.

O lançamento representa a ampliação do portfólio da Serasa Experian, que até então atuava com soluções voltadas para PMEs que oferecem crédito. Com o Descomplica, a companhia passa a atender uma gama muito mais ampla de pequenas e médias empresas, ampliando em quatro vezes seu mercado endereçável.

A expectativa é que, em cinco anos, o Serasa Descomplica se torne a principal ferramenta de gestão financeira das PMEs, graças à sua facilidade de uso — funciona a partir de dados consentidos via Open Finance e não exige integração, por ser uma solução web — e ao impacto positivo que deve gerar neste segmento tão relevante.

Jornada empresarial

De acordo com a pesquisa da Serasa Experian, 98% dos empreendedores consideram a jornada empresarial desafiadora. No início da operação, 30% apontam como principal dificuldade conquistar os primeiros clientes, enquanto 29% citam a divulgação do negócio, e 27% relatam dificuldade em encontrar pessoas para trabalhar.

Ao longo da jornada, a gestão de pessoas (33%) e a retenção de clientes (32%) tornam-se ainda mais relevantes. A gestão financeira continua no radar de 1 a cada 4 empresas, especialmente no setor do comércio, sendo os problemas de caixa um fator significativo para a alta taxa de mortalidade dos negócios.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Correios aceleram expansão e planejam mais de mil novos Pontos de Coleta em 2025

Próxima Postagem

Basf corta estimativas de lucro para o ano, citando incertezas da economia global

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Basf planeja possível IPO para unidade de soluções agrícolas

Basf corta estimativas de lucro para o ano, citando incertezas da economia global

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile