Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Casa do Construtor surfa na onda do “faça você mesmo” e mira na abertura de mil lojas até 2025

Rede criou novos modelos de loja e planeja inaugurações no exterior

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
12 de julho de 2023
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Casa do Construtor

A Casa do Construtor comemora seu aniversário de 30 anos com a marca de 600 lojas abertas. Com unidades em todo o Brasil, quatro no Paraguai e uma no Uruguai, a rede de franquias de aluguel de equipamentos planeja ampliar sua capilaridade e chegar às mil unidades até 2025.

Para isso, a rede está apostando em um modelo desenhado para atender municípios de menor porte, com até 40 mil habitantes. Chamado de + Rental, as unidades funcionam na modalidade store in store (loja dentro de loja) e ficam dentro de depósitos e lojas de materiais de construção. A operação tem investimento inicial de R$ 325 mil.

Seguindo a direção contrária de fechamento de unidades físicas e desaceleramento do negócio, a empresa criada por Altino Cristofoletti Jr. e Expedito Arena cresceu exponencialmente durante a pandemia. O isolamento obrigou os brasileiros a voltarem suas atenções para suas residências e, durante o cotidiano caseiro e limitado, entre reuniões via chamadas de vídeo e tutoriais de pães caseiros, o movimento “faça você mesmo” ganhou força e segue firme até hoje.

“Essa tendência segue nosso apelo pela autonomia do consumidor, e o grande segredo é ser um facilitador: viabilizar os equipamentos necessários e mostrar que ele é capaz de colocar um varal de roupas dentro da casa dele”, explica Expedito Arena, sócio-fundador da Casa do Construtor.

O aumento de aluguéis de ferramentas de quem sentia necessidade de melhorar aspectos de sua residência cobriu a diminuição do aluguel de pessoas jurídicas, como condomínios e escolas. Com 1,4 milhão de contratos feitos anualmente, 70% são feitos por pessoas físicas. A porcentagem se inverte quando o assunto é faturamento: com contratos recorrentes, consumidores PJ são responsáveis por 60% do balanço da empresa atualmente.

Oferecendo cerca de 90 itens, da betoneira à extensão de fios, a Casa do Construtor se tornou também um dos principais compradores de máquinas de pequeno porte do Brasil.

Início

Fundada em 1993, a empresa nasceu com pequenos engenheiros e empreiteiros como público-alvo. À época, o aluguel de equipamentos de construção era comum apenas na modalidade B2B (business-to-business), entre grandes empresas para grandes construtoras.

“Percebemos que a locação era algo importante e significativo do nosso negócio e começamos pelo caminho inverso, o B2C (business-to-consumer). Uma empresa pequena alugando para o consumidor final. Fazíamos isso por duas razões: nosso público era do varejo, e não tínhamos grana para comprar grandes equipamentos”, conta.

Sem capital para investir na abertura de outras unidades, a solução para o crescimento foi a remodelação do negócio e um plano baseado em franquias. A primeira loja no formato foi inaugurada em 1998, em Americana (SP) e é mantida pelos fundadores até hoje. As unidades próprias são minoria e têm o propósito de desenvolvimento do negócio.

“Nós pensamos em franquias em 1995. Começamos a escrever os manuais do franqueado em 1996, e em 1997 abrimos a primeira loja nos moldes de uma franquia para testarmos o modelo, que ficou pronto quando abrimos em Americana”, conclui.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Como fica a privacidade com a IA?

Próxima Postagem

Bem Brasil divulga avanços em agricultura sustentável, economia circular e gestão de resíduos

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Bem Brasil avança em agricultura sustentável, economia circular e gestão de resíduos

Bem Brasil divulga avanços em agricultura sustentável, economia circular e gestão de resíduos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.