Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Marketplaces se consolidam nas vendas de eletroeletrônicos

A modalidade "Compre e Retire" representou aproximadamente 7% do total de compras em 2021 e continua em crescimento

Redação de Redação
12 de julho de 2023
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

As vendas dos marketplaces no ramo do varejo de eletroeletrônicos estão crescendo a cada ano, de acordo com dados levantados pela GfK, empresa alemã de estudos de mercado. Os dados mostram que, em 2021, o setor teve um aumento de 211,9%. Além disso, no último ano, houve um crescimento adicional de 10,5%, enquanto no primeiro bimestre de 2023 já havia sido registrado um crescimento de 1,4%.

[the_ad id="138406"]

“O faturamento de varejo regional no online é 8 vezes menor que de varejo nacional e o aumento da participação destes comércios em marketplaces aparece como oportunidade”, conta Fernando Baialuna, diretor de Gfkconsult e Varejo da GfK para América Latina.

Os marketplaces e os investimentos das marcas em ações direcionadas no ambiente online criam novos canais de comunicação direta, possibilitando a personalização em grande escala e, como resultado, proporcionam maiores oportunidades de conversão de vendas. Além disso, a regionalização desempenha um papel importante, estando firmemente ancorada nas lojas físicas.

[the_ad id="99067"]

Marketplaces se consolidam nas vendas de eletroeletrônicos

“Estudos de Inteligência de Geolocalização Espacial, especificamente para eletroeletrônicos, que fizemos na GfK, nos mostram que estar presente nessas áreas menores é uma necessidade para atender a novas jornadas do cliente, que busca melhor experiência figital ao comprar online e retirar na loja”, explica Balaiuna.

O “Clique & Retire”, modalidade de compra em que o cliente tem a possibilidade de fazer uma compra online e retirar na loja física mais próxima, ganhou bastante destaque em 2022. Essa modalidade representou cerca de 7% do total de compras, sendo a categoria de notebooks a mais adquirida nessa modalidade, com 11% dos compradores optando por esse tipo de compra.

Marketplaces se consolidam nas vendas de eletroeletrônicos

Fernando ressalta que o setor de eletrônicos é um dos maiores polos de vendas online e que os consumidores utilizam esses canais em cerca de 6% das vezes em que estão realizando compras. “Otimizar rede de lojas físicas, complementando a integração dos ambientes ‘on e off’ na experiência de compras será decisivo para uma maior taxa de conversão das vendas”, destaca o executivo.

Desafios no setor

Após a pandemia de covid-19, os consumidores ficaram cada vez mais familiarizados com uma dinâmica híbrida dos canais de vendas, que expande a jornada de compra para além de um único canal. Diante desses desafios enfrentados pelo setor, surgem oportunidades para novos hubs de negócios nos próximos anos.

“O valor de frete em queda e a estabilização do preço das comodities de eletrônicos, trazem a partir do segundo semestre deste ano uma janela de oportunidade para a retomada gradativa do consumo de bens duráveis”, analisa o diretor.

Imagemns: Divulgação/Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Lello passa a oferecer consultoria e instalação de pontos comerciais para franquias

Próxima Postagem

Como fica a privacidade com a IA?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Como fica a privacidade com a IA?

Como fica a privacidade com a IA?

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.