Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Trabalhador troca almoço em grandes centros comerciais por restaurantes perto de casa

Mudança de hábito iniciada na pandemia continua com o home office e o modelo híbrido de trabalho

Redação de Redação
12 de julho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
centros

Com a chegada da pandemia e as restrições impostas para conter o avanço do coronavírus, uma grande parcela dos trabalhadores adotou o home office como modalidade de trabalho principal. Mesmo com o avanço dos índices de vacinação e a queda do número de infectados, o esquema ainda é o preferido entre os trabalhadores, que trocaram seu horário de almoço em grandes centros pelo conforto do lar ou estabelecimentos perto de sua casa. 

É o que aponta um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos. A empresa analisou dados de pesquisa global da organização, mostrando que, antes do isolamento social, 84% do consumo com cartões-refeição se dava nos locais predominantemente comerciais e apenas 16% em residenciais. Com o início da crise sanitária, o consumo fora do lar diminuiu para 31%, contra 69%.

“Quando fazemos um recorte do segmento de franquias, 43% das lojas que aceitavam o cartão Refeição Pass da Sodexo chegaram a ficar sem transações no cartão em abril de 2020. Para ajudar os estabelecimentos e consumidores durante o isolamento, passamos a fazer uma rápida conexão com os canais online, que ajudaram a manter as transações com esses meios de pagamento”, avalia Antônio Aguiar Tombé, diretor de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Passados dois anos desde o início da pandemia, o  executivo destaca a digitalização do consumidor, que permaneceu fiel aos aplicativos de delivery mesmo após o início das flexibilizações sanitárias.

“Nos primeiros meses de 2022, 57% dos franqueados continuaram aderentes aos canais online. Atualmente, 15% do faturamento desses estabelecimentos se dá por meio da venda digital dentro de plataformas de delivery ou aplicativos próprios. Essa é uma estatística que sequer existia antes da pandemia”, diz.

Consumo em regiões residenciais

De acordo com o diretor da Sodexo, o número de lojas de franquia que passaram a aceitar os cartões-refeição em zonas residenciais também é uma tendência que vale ser observada. “Isso se deve à mudança de comportamento no trabalho. Com o home office ou o modelo híbrido, as pessoas passaram a frequentar restaurantes próximos às suas casas. As lojas localizadas nessas regiões enxergaram a oportunidade e a necessidade de aceitar esses meios de pagamento”, conta. 

De acordo com Tombé, os desafios para o setor de franquias e varejo seguem sendo o aumento da frequência de compras, valor médio de consumo e o encantamento de novos consumidores. Estratégias de fidelização como a adoção de ações promocionais e uso de inteligência de dados para analisar o comportamento do consumidor são os principais aliados das companhias e obter insights valiosos para tomada de decisão. 

“É fundamental olhar sempre para os canais de venda. É preciso estar disponível para atender o cliente da forma como ele prefere comprar. Temos percebido o WhatsApp como instrumento poderoso nos últimos tempos”, completa.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Assaí Atacadista recebe certificado do Great Place To Work

Próxima Postagem

Com foco no lifestyle, Reserva lança sua marca de snacks e explora novos segmentos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Reserva marca

Com foco no lifestyle, Reserva lança sua marca de snacks e explora novos segmentos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile