Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Sete em cada dez executivos consideram a adoção da IA generativa como prioridade

O levantamento foi realizado pela Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão

Redação de Redação
12 de abril de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Sete em cada dez executivos consideram a adoção da IA generativa como prioridade

Sete em cada dez executivos brasileiros consideram a adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa como uma das prioridades de investimento para 2024, de acordo com um levantamento realizado pela Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão.

Quando considerado o mercado estadunidense, essa porcentagem salta para 92%, onde 53% das empresas posicionam a IA como uma de suas três principais prioridades. No Brasil, esse mesmo direcionamento ocorre em apenas 19% das organizações.

As expectativas sobre os resultados da implementação da IA em ambas as regiões são, segundo os executivos, um aumento de produtividade como principal fator. Em segundo lugar, aparece o aperfeiçoamento da experiência dos clientes (69%) para os brasileiros, enquanto os americanos consideram que a IA generativa vai ampliar a receita das companhias (67%).

“A IA generativa é uma alavanca para produtividade e lucratividade. As companhias precisam, agora, priorizar usos mais simples para dar os primeiros passos na tecnologia e depois evoluir, aproveitando todos os benefícios dessa inovação”, afirma Lucas Brossi, sócio da Bain e líder de Advanced Analytics da consultoria na América do Sul.

Mesmo estando em alta e com muitos profissionais aderindo à tecnologia, o estudo indica que passar para o próximo nível, com a criação de pilotos e a expansão do uso, é bem mais complexo. No Brasil, 58% dos entrevistados consideram que ainda estão em um estágio exploratório, e somente 9% se consideram líderes, com uma ou mais aplicações em uso disseminado na empresa.

Entre as barreiras para ampliar a aplicação da IA generativa, os brasileiros ressaltam como principal razão a falta de talentos e recursos, enquanto os norte-americanos se preocupam com a segurança e a privacidade dos dados.

A falta de compreensão dos casos de uso é o desafio mais citado entre os respondentes, seguido por questões relacionadas à privacidade de dados e à falta de profissionais qualificados no setor. Os brasileiros também se preocupam com a integração da IA com a estrutura tecnológica já existente e ainda têm dúvidas quanto ao retorno sobre o investimento.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock.

Postagem anterior

Outlet Premium Imigrantes abre as portas para o público nesta sexta com ações comemorativas

Próxima Postagem

Supermercado Justo substitui 600 mil sacolas por unidades biodegradáveis e não tóxicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Após 3 anos, supermercado Justo deixa operações no Brasil

Supermercado Justo substitui 600 mil sacolas por unidades biodegradáveis e não tóxicas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile