Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Pix já representa mais de 25% dos pagamentos no e-commerce

Confiança do consumidor, facilidade de uso e descontos oferecidos pelos varejistas motivam o uso

Redação de Redação
12 de abril de 2024
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Pix já representa mais de 25% dos pagamentos no e-commerce
[the_ad id="169690"]

O Pix já representa mais de 25% das formas de pagamento escolhidas em compras feitas no e-commerce brasileiro, mostra estudo feito pela Neotrust e apresentado no Vtex Day, realizado nesta semana em São Paulo. A confiança do consumidor no sistema, a facilidade de uso e os descontos oferecidos pelos varejistas para compras pagas com ele estão entre os motivos que levam à alta adesão, de acordo com a pesquisa.

[the_ad id="138406"]

No ano em que essa forma de pagamento foi implementada no Brasil, 2022, ela respondia por 4,7% das compras do comércio digital. Pagamentos por boleto bancário eram 16,5% (hoje, são usados por apenas 7,8% dos consumidores).

A alta adesão ao Pix tem feito, inclusive, com que o volume de compras parceladas diminua no e-commerce, de acordo com Luis Otávio Cambraia, líder de Sales da Neotrust. Os dados mostram que as vendas à vista, que no primeiro trimestre de 2022 eram 62,12%, responderam por 64,89% das vendas no comércio digital nos três primeiros meses deste ano.

Na semana passada, o Pix bateu novo recorde. Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 200 milhões de transações em 24 horas, segundo informações do Banco Central. Somente no último dia 5, foram feitos 201,6 milhões de transferências via Pix para usuários finais.

Tendências e oportunidades

A pesquisa “Panorama do E-commerce no Brasil” analisou os principais comportamentos dos consumidores brasileiros, bem como as principais oportunidades e tendências às quais os varejistas devem ficar atentos no e-commerce.

De acordo com a Neotrust, o e-commerce no Brasil não apenas conseguiu manter seus consumidores no canal, como cresceu em 50% seu faturamento se comparado aos níveis pré-pandemia.

Com forte crescimento no primeiro trimestre de 2024, a região Nordeste do Brasil ultrapassou a região Sul em vendas. Segundo o estudo, o Nordeste registrou ticket médio de R$ 338,60 no período, representando 16,4% do faturamento total das vendas do comércio digital, ante R$ 306,20 de tíquete médio e 15,9% de market share da região Sul.

O Sudeste lidera o mercado em participação (58%), mas não em valor do ticket médio (R$ 213,70). O Norte é o último da lista market share (2,5%), mas possui a mais alta média de gasto por compra (R$ 368,70).

Redução de frete grátis 

Os resultados da pesquisa evidenciam, ainda, que o varejo está atuando de forma mais racional em busca e margens melhores. Isso explica, por exemplo, o fato de o uso do frete grátis ter sido aplicado com mais critério pelos varejistas. A queda é constante desde 2021.

De acordo com a Neotrust, a participação das vendas com frete grátis, que responderam por mais de 60% ao longo de todo o ano de 2022, iniciaram em 2023 representando 58,7% das vendas e chegaram a 54,2% em janeiro de 2024.

Os itens de telefonia, perfumaria, pet shop e farmácia e saúde são aqueles que mais são comprados com frete grátis. O benefício está presente em 72,5%, 71,1%, 66,6% e 65,9% das vendas, respectivamente.

Mulheres são as principais compradoras

As mulheres são as principais consumidoras do comércio digital e têm participação relevante no crescimento do número de pedidos das principais categorias. Segundo a pesquisa, em março de 2024, elas responderam por 61,3% das vendas do e-commerce no Brasil, 1,2 ponto percentual a mais do que no mesmo mês do ano passado.

Com exceção de Telefonia (49,2%), Casa e construção (43,9%), Eletrônicos (42,4%) e Informática (39%), a participação das consumidoras no faturamento é maior do que a dos homens em todas as demais categorias avaliadas – Beleza e perfumaria (74,7%), Moda e acessórios (72%), Pet shop (85,4%), Móveis (61,9%), Eletroportáteis (65,8%), Saúde (58,4%), Eletrodomésticos (52,7%) e Alimentos e Bebidas (50,1%).

A pesquisa foi feita pela Neotrust para ser apresentada no Vtex Day. A Neotrust é uma empresa do ecossistema Confi e avalia mais de 1,5 milhão de pedidos diariamente e tem mais de 3 mil sellers do comércio digital no país em suas bases.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A dinâmica do desejo: como as altas expectativas redefinem o relacionamento com o consumidor

Próxima Postagem

Governador da Bahia diz que é melhor que parceria de Mubadala em Mataripe seja com Petrobras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
petróleo

Governador da Bahia diz que é melhor que parceria de Mubadala em Mataripe seja com Petrobras

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.