Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Carrefour desiste do modelo de loja autônoma em condomínios

A guinada ocorre mais de dois anos e meio depois de a companhia francesa ter eleito o modelo de loja autônoma em condomínio como uma das prioridades

Redação de Redação
11 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Carrefour

O Carrefour desistiu do modelo de lojas autônomas em condomínio. A maior rede de supermercados do País fechou, numa tacada só, 29 lojas localizadas na cidade de São Paulo e no ABC Paulista, no último final de semana. A decisão pegou de surpresa os moradores. A maioria das lojas está em condomínios residenciais, mas também há unidades em prédios de escritórios.

A empresa confirma, por meio de nota, que “a decisão de encerrar as operações de lojas autônomas Express em condomínios residenciais está pautada pela estratégia de negócios da companhia”.

A guinada ocorre mais de dois anos e meio depois de a companhia francesa ter eleito o modelo de loja autônoma em condomínio como uma das prioridades. Em fevereiro de 2022, João Gravata, na época diretor de Proximidade da varejista, disse que o plano para aquele ano era acelerar a abertura de lojas autônomas em condomínios residenciais em relação à expansão dos pontos convencionais com a bandeira Express.

O foco da expansão seria a Grande São Paulo, onde a varejista teria feito um mapeamento e identificado que haveria um bom espaço a ser ocupado nessa região. Na época, a rede varejista tinha 14 lojas autônomas em funcionamento.

Surpresa

“Foi um choque”, resume Thamara Agnolo, síndica do condomínio Dez Anhaia Melo, com duas torres e 444 apartamentos, na Vila Prudente, bairro da zona leste de São Paulo.

Ela conta que no último sábado, 5, a funcionária do Carrefour, responsável em fazer a reposição de mercadorias da loja, avisou a portaria do condomínio de que a loja seria encerrada. “Ela trancou a loja e colocou um aviso na porta”, conta a síndica.

A unidade estava em funcionamento no condomínio havia um ano e meio e tinha um bom movimento, segundo a Thamara, especialmente aos sábado.

A síndica mandou mensagens de WhatsApp para a pessoa do Carrefour responsável pela loja, mas até esta quinta-feira, 10, não tinha obtido resposta.

“Mandamos o contrato para o nosso departamento jurídico, porque há uma cláusula de multa rescisória, eles teriam de avisar com 30 dias de antecedência que encerrariam as atividades”, diz a síndica.

O condomínio já está procurando outras opções de mercado para ocupar o espaço e também tem sido abordado por outras varejistas que souberam do encerramento das atividades do Carrefour.

O Hirota, por exemplo, que está nesse segmento desde julho de 2020 e tem hoje 133 lojas autônomas em funcionamento em condomínios na cidade de São Paulo, foi procurado para substituir o Carrefour. “Fomos procurados por 12 condomínios e estamos em processo de apresentação de proposta”, diz Helio Freddi, diretor do Hirota.

A meta da varejista é chegar a 150 lojas até o final do ano, já com as lojas do Carrefour. Neste ano, até dezembro serão abertas 40 lojas. Para o ano que vem, estão previstas mais 30 unidades. Em quatro anos, a companhia fechou apenas 12 lojas por conta de baixos resultados.

Freddi observa que os principais desafios desse modelo de negócio são a logística para o abastecimento das lojas e a ocorrência de furtos.

Das varejistas mais significativas do setor de supermercados, o Hirota fica praticamente sozinho nesse segmento, depois da saída do Carrefour. GPA, Mambo, St.Marche e Sonda não entraram na onda das lojas autônomas, onde há forte presença de startups.

O que deu errado?

O Carrefour não detalha os motivos que o levaram a desistir das lojas autônomas. Segundo o consultor Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, a especialidade do Carrefour é atender o consumidor nas compras de grandes volumes, seja por meio dos hipermercados com a bandeira Carrefour, seja por meio do atacarejo com a bandeira Atacadão. “O modelo de loja autônoma é radicalmente oposto a esses.”

O consultor ressalta que o volume de produtos movimentados numa loja autônoma é completamente é diferente de um atacarejo ou hipermercado. “Quem está acostumado com um volume de vendas violento, quando tem de fazer abastecimento picadinho no condomínio é outro negócio, outra realidade”, argumenta.

Outros analistas de varejo dizem que o negócio de lojas autônomas em condomínio é um negócio muito pequeno para uma empresa do tamanho do Carrefour que fatura mais de R$ 100 bilhões por ano. A relação entre a renda proporcionada pelo negócio e a estrutura requerida para operá-lo acaba não sendo vantajosa. “No final do dia, o que sobra no caixa da empresa é muito pouco para uma companhia do tamanho do Carrefour”, diz um analista.

Com informações de Estadão Conteúdo (Márcia De Chiara).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Governo quer Cade como ‘xerife’ em regulamentação das big techs

Próxima Postagem

Cybercab: Tesla lança robotáxi, carro sem volantes e pedais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Tesla

Cybercab: Tesla lança robotáxi, carro sem volantes e pedais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.