Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

IA no varejo: tecnologia como aliada para enfrentar a complexidade do setor

Ferramentas ajudam a lidar com margens apertadas, processos extensos e demandas hiper personalizadas

M&C Media Labs de M&C Media Labs
11 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

Poucos setores lidam com tanta diversidade de cenários quanto o varejo. Lojas espalhadas por várias regiões, atendimento a diferentes perfis de consumidores, milhares de SKUs à venda, margens historicamente apertadas. A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado como a peça capaz de ajudar o varejo a enfrentar toda essa complexidade.

O vice-presidente e líder de Varejo e Bens de Consumo da IBM Consulting na América Latina, Carlos Capps, considera que a IA é, hoje, uma ferramenta estratégica para o setor. Na frente de loja, ela pode ser usada para acelerar tomadas de decisão e no atendimento ao cliente. Nos bastidores, para criar insights e operações mais autônomas.

O impacto da IA não se resume a reduzir custos ou aumentar a produtividade. Segundo Carlos Tunes, líder de Alianças Estratégicas da IBM Brasil, a tecnologia também garante governança e segurança em meio a tantas operações.

O papel dos agentes de IA

Um dos avanços mais relevantes são os agentes de IA — sistemas capazes de agir de forma autônoma, aprendendo com objetivos pré-definidos e interagindo com múltiplos sistemas corporativos.

“Há dez anos, um chatbot apenas informava ou redirecionava o usuário a partir de um menu. Ele explicava o que ele tinha de fazer ou passava um link com a explicação, mas não resolvia nada. Hoje, o agente executa ações de fato”, explica Tunes.

Pegue-se o exemplo da área de supply chain de cadeia de varejo. Ela pode ter um agente que planeja entregas, um que executa campanhas de marketing, um que controla a demanda. Todos “conversando” entre si para que os processos ocorram sem problemas.

“Se o agente de campanha divulga algo sobre um produto que não está mais no estoque, cria-se uma ineficiência e uma experiência ruim. O ‘orquestrador’ de agentes impede que coisas como essas aconteçam. Cada agente tem uma meta diferente, mas todos têm de ter um orquestrador”, exemplifica Capps.

IA é ‘cola’ de tendências do varejo

A IA é, também, responsável por consolidar tendências que o varejo vem debatendo há anos. Muito se fala da loja como hub de experiência, de hiper personalização e de retail media como chaves para a sobrevivência no setor. “A IA é a grande ‘cola’ dessas tendências”, diz Capps.

Ela permite que se faça a integração do físico e do digital, que o retail media tenha personalização, que a omnicalidade realmente aconteça. Isso porque entrega experiências em escala e custo viável, o que antes era difícil ou caro.

Para Tunes, o varejo deixou de ser apenas intensivo em mão de obra e produtos: “Agora é intensivo em dados — e a IA permite transformar esse volume em valor, equilibrando a equação.”

Desafios da adoção da IA no varejo

A adoção da IA no varejo não acontece, claro, sem desafios. Algumas barreiras ainda precisam ser quebradas. Segundo Tunes, a maioria das empresas começa a testar IA em iniciativas isoladas, muitas vezes departamentais. Com o tempo, a expectativa é de que a adoção seja transversal.

Capps aponta desafios ligados à maturidade e capacitação: “Muitos líderes precisam de formação para entender a IA como parceira estratégica. Ainda há receio de que ela represente substituição de funções, em vez de ganho de eficiência.”

Além disso, não adianta usar a IA apenas como ferramenta para melhorar algo que já existe. É preciso recriar processos. “É necessário olhar para a ‘caixa de ferramentas’, colocar todas elas na mesa e pensar nos objetivos da empresa e nos processos para que se construa algo do zero algo” compara Capps.

Como medir resultados

Além disso, muitas empresas adotam a IA pelo medo de ficar de fora da tendência (o chamado “FOMO”, do inglês “fear of missing out“), quando deveriam, na verdade, pensar no ROI – retorno sobre investimento.

A IBM atua como especialista para as de empresas nesse sentido. Muitas vezes, é necessário um processo de letramento sobre como como as novas tecnologias podem gerar resultados para as organizações.

O ROI é medido em números, dependendo da aplicação: aumento de receita, redução de custos, melhoria de indicadores de atendimento (NPS), nível de resolução de problemas pelo agente e retenção de clientes.

Há, ainda, as métricas transformacionais. Mede-se também a confiança das pessoas nos agentes e a mudança de cultura, que leva à adoção. É fundamental, alertam os executivos, que a IA influencie diretamente KPIs estratégicos, evitando projetos de IA apenas por “ensaio”.

A IBM é patrocinadora prime da 10ª edição Latam Retail Show 2025, o mais relevante evento B2B de varejo, consumo e serviços da América Latina. A empresa terá uma sala exclusiva e comandaará palestras na plenária principal mostrando soluções que estão moldando o futuro dos negócios. Confira a programação completa da IBM no Latam Retail Show 2025 clicando aqui.

Reportagem: Aiana Freitas.
Imagem: Envato

Postagem anterior

A evolução dos shoppings: dados viram produto na Allos

Próxima Postagem

Petrobras vai destinar R$ 21 milhões a projetos de combate à crise climática em SP e RS

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
Em parceria, Petrobras investirá cerca de R$ 130 mi em aerogerador onshore, diz Weg

Petrobras vai destinar R$ 21 milhões a projetos de combate à crise climática em SP e RS

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile