Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Quatro em cada dez varejistas têm a estratégia antifraude como prioridade

McKinsey aponta que fraudes causam perdas financeiras em 54% das empresas latino-americanas

Redação de Redação
11 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Quatro em cada dez varejistas têm a estratégia antifraude como prioridade

Quatro em cada dez empresas do setor varejista adotam estratégias antifraude, sendo o segundo pior desempenho, conforme apontado pelo estudo realizado pela McKinsey. O levantamento indica que apenas 49% das empresas têm essas estratégias, enquanto mais da metade (51%) não as possuem. O setor agropecuário é o que apresenta o pior desempenho – apenas 19% afirmaram ter estratégias antifraude.

De acordo com o estudo, esse comportamento resulta em uma estimativa de perdas de até US$ 130 bilhões por ano devido a fraudes na América Latina. Nos últimos dois anos, 54% das corporações da região registraram um aumento nas perdas. No Brasil, esse índice chega a 60%. Os resultados da pesquisa foram baseados em informações fornecidas por CEOs.

Entre os setores que se destacam pelas medidas antifraude, o de tecnologia e mídia lidera, com 64%, seguido pelas instituições financeiras (58%), indústria (56%) e serviços (52%).

“Poderíamos alcançar uma economia de US$ 65 bilhões na América Latina com uma estratégia preventiva e integrada. Apesar dos esforços, num cenário em que as fraudes crescem em escala alarmante, não é mais uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’ uma organização será alvo de ameaças”, afirmou a consultoria em seu relatório. Michele Nogueira, doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Sorbonne, na França, destaca que este “é um problema que afeta a todos de maneira geral, especialmente aqueles que ainda não se preocupam com ele.”

Em seu relatório, a McKinsey enfatiza que os varejistas, em especial, devem tornar suas estratégias antifraude mais centradas no cliente. “Pesquisas anteriores mostram que 70% dos consumidores só realizam transações com empresas que protegem seus dados, e mesmo assim uma grande parte dos varejistas não prioriza a cibersegurança.”

Uma das razões seria que, ao incluir mais camadas de proteção ao cliente, aumentaria a fricção, reduzindo a retenção. O desafio para o setor é encontrar o equilíbrio entre prevenção e experiência do consumidor. “Um caminho? Definir claramente o apetite ao risco, ou seja, o grau de exposição a perdas que a empresa considera aceitável. Outro passo fundamental é garantir sinergia entre as áreas de risco e negócios da empresa, a fim de construir indicadores que levem em conta as metas de receita e as perspectivas de fraudes nos processos.”

Varejo físico

Enquanto no ambiente digital os principais riscos envolvem links maliciosos, como malwares, que injetam vírus nos computadores, e phishing, que utiliza e-mails fraudulentos para expor usuários a crimes cibernéticos, o estudo aponta que, no mundo físico, a fraude logística é a que mais afeta os varejistas, com falsas devoluções de itens e desvios de mercadorias que não chegam aos clientes. Na avaliação de Michele, o problema pode ser mitigado com o uso de dispositivos digitais que monitoram todo o processo de produção até a entrega ao consumidor. “É importante que o varejista saiba que essas tecnologias geram dados que precisam ser protegidos. Caso contrário, pode haver interrupção dos serviços, comprometendo a receita e até mesmo a reputação da empresa”, afirmou.

Segundo a doutora, algumas soluções acessíveis para pequenas e médias empresas incluem o hábito de realizar backups, que consistem em cópias de segurança dos dados, o uso de técnicas de criptografia para proteger as informações da empresa, além do treinamento dos funcionários para que estejam atentos e saibam reagir a possíveis ataques cibernéticos.

Com informações de DC News.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Anatel ampliará uso do 0303 para reduzir telefonemas indesejáveis

Próxima Postagem

Indústria digital ganha R$ R$ 144,4 bi em recursos públicos e privados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Indústria digital ganha R$ R$ 144,4 bi em recursos públicos e privados

Indústria digital ganha R$ R$ 144,4 bi em recursos públicos e privados

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.