Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Aumento da busca por crédito entre MPEs sinaliza perspectiva de retomada econômica

Pesquisa revelou que equilibrar o fluxo de caixa está entre as prioridades das PMEs neste ano

Redação de Redação
11 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Com a perspectiva de retomada econômica no pós-pandemia, 52% das micro e pequenas empresas (MPEs) do País estão decididas a buscar linhas de financiamento para minimizar os impactos da crise e outras 20% estão avaliando a necessidade de crédito, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que atua no mercado de proteção ao crédito.

Ainda segundo o levantamento, os bancos foram listados por 78% dos empresários como opção para conseguir crédito. Em 2020 apenas 65% consideravam tal alternativa. Além de instituições financeiras, familiares (13%) e amigos ou terceiros (5%) aparecem na ordem de preferência dos empresários como fontes de crédito. As financeiras foram consideradas por apenas 4% dos entrevistados, contra 14% no ano anterior.

A pesquisa também revelou que equilibrar o fluxo de caixa está entre as prioridades das PMEs neste ano. Para alcançar este objetivo, 27% delas reduziram despesas operacionais. No ano passado, porém, o índice foi maior (41%), numa mudança que reforça a expectativa de retomada econômica.

Reduzir o impacto da crise

“Notamos que, mesmo reduzindo despesas, ainda é alto o percentual de empresários que buscarão por crédito para minimizar os impactos da crise, e para isso, os bancos serão o principal canal de apoio nesta etapa. Por outro lado, percebemos que a redução de despesas operacionais tem sido menos adotada pelos empresários, impactando diretamente na manutenção de empregos e retomada da economia”, diz Flávio Calife, economista da Boa Vista.

O levantamento também revelou que cerca de 50% das MPEs não conseguiu a contratação das linhas de crédito emergenciais criadas pelo governo federal. Apenas 10% dos empresários buscaram e tiveram sucesso a esse tipo de financiamento no período em que a pesquisa foi realizada.

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas online realizadas entre abril e junho e contou com a participação de aproximadamente 300 micros e pequenos empresários de todas as regiões do País.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Pubs britânicos sofrem escassez de cerveja por falta de motoristas

Próxima Postagem

Alta no combustível gera crescimento na busca de alternativas para locomoção

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Alta no combustível gera crescimento na busca de alternativas para locomoção

Alta no combustível gera crescimento na busca de alternativas para locomoção

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile