Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Via, dona de Casas Bahia e Ponto, deve fechar até 100 lojas neste ano

Larissa Féria de Larissa Féria
11 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Casas Bahia: prejuízo soma R$ 836 milhões no 3º trimestre, alta de 311%

Com um prejuízo líquido de R$ 492 milhões no segundo trimestre de 2023, a Via, dona da Casas Bahia e Ponto, planeja fechar de 50 a 100 lojas que não têm apresentado bons resultados. A companhia também quer migrar categorias de produtos que não geravam vendas rentáveis para o shoppings virtual e só ficar com uma porcentagem da venda, sem ter o custo de arcar com o estoque.

No segundo trimestre, 2 lojas foram fechadas por apresentarem performance abaixo do esperado, totalizando 6 fechamentos no ano. Segundo a empresa, em sua maioria, todos os fechamentos ocorreram em municípios onde havia sobreposição de lojas.

Em seu relatório de resultados trimestrais, a Via projeta que essas mudanças devem acrescentar ao lucro antes do imposto de renda (LAIR), de mais de R$ 1 bilhão. A redução de estoques tem ainda o potencial de liberar R$ 1 bilhão em caixa para a empresa.

“Em um cenário como esse, é natural que as empresas revejam as operações e cortem despesas e linhas de negócios que eram apostas, que ainda não estão amadurecidas ou não performam bem.. É preciso fazer uma revisão das fontes de despesas. O fechamento de lojas anunciado vai nessa linha. Todas as empresas varejistas que apresentaram prejuízo no ano passado e neste ano fizeram o mesmo movimento”, analisa Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.

Yamashita destaca que o momento vivido pela Via e outras varejistas do setor é fruto do atual cenário econômico, com uma massa salarial bastante depreciada e a confiança do consumidor em patamares ainda baixos, ainda reticente em comprar itens duráveis, que têm ticket médio maior.

Com a perespectiva de melhoria do cenário econômico, projetada pelo Boletim Focus, do BC, a continuidade da queda na taxa de juros e a manutenção da inflação controlada, Yamashita acredita o brasileiro volte consumir nos terceiro e quarto trimestres. “A expectativa para o terceiro e, principalmente, para o quarto trimestre deste ano é que, de uma maneira geral, melhore bastante e beneficie essas empresas. Esperamos um terceiro trimestre melhor do que foi o segundo, mas ainda não puljante. E um quarto trimestre  melhor, com resultados mais eloquentes”, afirma.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Inflação oficial fica em 0,12% em julho, diz IBGE

Próxima Postagem

Huawei registra maior margem de lucro e receita no 1º semestre, apesar de sanções dos EUA

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

Huawei registra maior margem de lucro e receita no 1º semestre, apesar de sanções dos EUA

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile