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Home Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Em entrevista exclusiva para o M&C Talks, o CEO da rede, Carlos Guerra, explica a estratégia por trás dessa expansão

Felipe Mario de Felipe Mario
11 de maio de 2025
no Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Carlos Guerra, fundado e CEO do Giraffas

Com presença já consolidada no mercado de foodservice brasileiro, a rede de restaurantes Giraffas está em processo de expansão internacional. A marca, que já havia experimentado o mercado externo no passado, desta vez mira países da América do Sul, levando a culinária brasileira para o exterior.

Em entrevista exclusiva para o M&C Talks, da Mercado&Consumo, o fundador e CEO do Giraffas, Carlos Guerra, explica a estratégia por trás dessa expansão. Ele também fala sobre a identidade da marca, a valorização dos sabores brasileiros e a modernização tecnológica dos restaurantes.

De acordo com Guerra, mesmo após a experiência internacional em Miami, nos Estados Unidos, o Giraffas nunca deixou de olhar para outros mercados fora do Brasil. “A primeira experiência internacional foi rica em aprendizados. Na época, desbravamos um mercado novo com menos estrutura e bagagem. Hoje, nossa abordagem é muito mais estratégica: estudamos profundamente cada mercado antes de entrar, contamos com parceiros locais qualificados e desenhamos modelos de operação mais flexíveis, que respeitam as particularidades culturais e operacionais de cada país”, explica.

Culinária brasileira com apelo global

Neste novo momento da rede, que conta com “processos mais robustos, cultura organizacional fortalecida e aprendizados importantes na bagagem”, o executivo afirma que é hora de dar um novo passo. “Expandir faz parte do nosso DNA. A culinária brasileira tem um apelo global, e enxergamos uma oportunidade clara de levar nossa proposta para países da América do Sul e Central”, diz.

Entre os países no radar para a expansão estão Colômbia, Chile e Peru. A escolha se deve ao fato de serem países que valorizam refeições completas, segundo Guerra. “[Esses países] têm uma cultura alimentar próxima da nossa e mostram receptividade à comida afetiva, que resgata sabores e tradições. Além disso, são mercados com forte cultura de alimentação fora do lar e ecossistemas de foodservice em expansão, o que nos dá boas perspectivas para investir de forma estruturada e sustentável”, acrescenta.

Respeito à identidade de cada país

Oferecendo refeições completas e tradicionais no Brasil, como arroz, feijão, carne e acompanhamentos, o Giraffas pretende levar esse sabor para os novos mercados. No entanto, a rede planeja estudar os hábitos e preferências de cada país para realizar adaptações sensíveis e relevantes.


“Preservaremos aquilo que sempre nos diferenciou: a combinação de qualidade, sabor e preço justo. Eventuais ajustes em temperos, acompanhamentos ou formatos serão feitos para respeitar a cultura local, mas sempre mantendo a autenticidade que construiu a nossa marca. Acreditamos que esses valores — qualidade, sabor e acessibilidade — são universais e têm potencial para criar conexões em qualquer lugar do mundo”, afirma o CEO.

Na escolha dos locais para receber a rede de restaurantes, o executivo diz que aspectos como afinidade cultural, hábitos de consumo, estabilidade econômica e política, além da viabilidade logística para operar o modelo de franquia, foram avaliados. O objetivo da marca é dar um passo sólido, sustentável e que respeite sua essência, mas adaptando-se a cada novo mercado.

Marca consolidada

Crédito: Reprodução/Instagram

O Giraffas foi fundado em 1981 e, desde então, consolidou sua marca no setor de foodservice brasileiro. A rede, que hoje conta com mais de 400 unidades pelo País, começou como uma loja de rua em Brasília, focada em lanches. Mas, com o crescimento, entrou na categoria de refeição completa, com o tradicional arroz, feijão, carne e acompanhamentos se tornando seu carro-chefe.

“Em vez de seguir o modelo tradicional do fast food americano, decidimos investir em um cardápio que valorizasse o prato feito brasileiro. Essa escolha nos permitiu criar uma identidade única, fortalecendo nossa ligação emocional com o consumidor. Hoje, mesmo com um cardápio variado, que inclui lanches, sobremesas e outras opções, nossa principal força continua sendo servir comida de verdade, com sabor caseiro e alma brasileira”, conta Guerra. “Essa decisão moldou toda a nossa trajetória: hoje somos a maior vendedora de arroz e feijão nas praças de alimentação do País. Não é apenas um dado — é o reconhecimento de que ocupamos um espaço único no coração e na rotina do brasileiro, unindo praticidade com o sabor de casa”, acrescenta.

Lojas mais modernas

Além da expansão para mercados internacionais, a evolução do atendimento é um dos focos do Giraffas. Recentemente, a rede acelerou sua modernização com investimentos em tecnologia. A marca adotou totens de autoatendimento, realizou melhorias no aplicativo e integração do delivery, além de investir no desenvolvimento humano, por meio da plataforma de treinamento digital, o Universo do Saber.

“Nas unidades onde os totens estão disponíveis, mais de 50% dos pedidos são feitos por meio dessa ferramenta, o que agiliza o atendimento, reduz filas e melhora a experiência do cliente. Entendemos que tecnologia sozinha não basta — o que diferencia é a combinação entre inovação e atendimento humano de qualidade”, ressalta.

Com a tecnologia como aliada, a rede busca tornar a experiência de seus clientes mais prática e personalizada. “No digital, conseguimos criar uma comunicação mais relevante, facilitar o processo de compra e promover ofertas sob medida”, diz Guerra.

O uso de dados também é uma realidade. A companhia conta com CRM, plataformas de análise comportamental e ainda está em processo de implantação de um Data Lake para integrar informações de consumo de diferentes canais.

“Essas ferramentas nos permitem mapear padrões de comportamento, identificar novas oportunidades e tomar decisões mais assertivas no desenvolvimento de produtos, promoções e experiências que realmente façam sentido para o nosso público”, explica o executivo.

Imagens: Divulgação

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