Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo na pandemia: lojas voltam para a área rural da Suécia, mas sem funcionários

Redação de Redação
11 de março de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A rede Lifvs, com sede em Estocolmo, na Suécia, está fazendo o varejo retornar a áreas rurais que ficaram décadas sem lojas no país. Lançada em 2018, a startup tem como objetivo levar estabelecimentos a locais remotos em que eles, antes, tinham dificuldade de se manter lucrativos.

Desde dezembro, um contêiner de madeira vermelha, do tamanho de uma casa móvel, sedia um minimercado na em Hummelsta, uma cidade de 1.000 habitantes. A loja pode ser acessada 24 horas por dia e oferece uma grande variedade de alimentos, de frutas e vegetais frescos a alimentos básicos e congelados, pães crocantes e barras de wafer. Mas não tem funcionários ou caixas.

O consumidor abre as portas usando o aplicativo da empresa, que funciona em conjunto com o BankID, um serviço de identificação nacional operado por bancos suecos. Em seguida, ele pode digitalizar códigos de barras usando o smartphone e a conta é automaticamente cobrada em um cartão bancário pré-registrado.

“Não tivemos nenhuma loja durante o tempo que estivemos aqui, e conseguir isso agora é perfeito”, disse Emma Lundqvist, que se mudou para Hummelsta com o namorado há três anos, em entrevista à BBC News.. “Você não precisa ir até a cidade para comprar essas pequenas coisas”, acrescenta, apontando para um pacote de bacon.

Cidades urbanas versus rurais

Na Ásia, várias empresas, incluindo ao Alibaba, estão testando lojas sem funcionários em locais mais urbanos. A Amazon também abriu, em cidades dos Estados Unidos e no Reino Unido, supermercados que usam sensores e câmeras para calcular o que o cliente comprou.

Mas o cofundador da Lifvs, Daniel Lundh, viu a oportunidade em locais rurais: “Havia pessoas que tinham de viajar para a cidade mais próxima para pegar seus mantimentos. Então, definitivamente vimos que havia uma necessidade.”

Além de permitir uma operação sem funcionários, a empresa também evita os caros aluguéis de longo prazo. E, se houver menos avanços do que o esperado em um local, os contêineres de madeira podem ser facilmente recolhidos e testados em outro lugar.

Contatos limitados entre pessoas

A Suécia tem uma população experiente em tecnologia, o que em parte explica por que o modelo deu certo.  Além disso, por causa da pandemia de Covid-19 e limitação do contato entre as pessoas, a falta de funcionários foi um bônus importante. A rede abriu 20 novas lojas em bairros rurais desde março do ano passado.

“É muito seguro durante os tempos de corona”, diz Alexander Vidlund, que trabalha para uma empresa de pesca e costuma parar para fazer compras no contêiner. “É uma boa maneira de manter distância das pessoas. E não há o mesmo tipo de aglomeração aqui como nas grandes cidades.”

Desde janeiro, todos os supermercados suecos têm, por lei, de limitar o número de clientes para garantir que haja pelo menos 10 m² disponíveis por pessoa. A tecnologia da Lifvs garante que apenas duas pessoas possam entrar na loja por vez.

“Os clientes gostam de fazer compras em nossa loja porque, por exemplo, eles podem ficar sozinhos. Eles podem vir no meio da noite. E o mais importante é que há menos pontos de contato”, disse Lundh à BBC News.

Imagem: Reprodução/BBC News

Postagem anterior

Varejo farmacêutico cresce 15,6% em 2020; lojas de bairro ganham destaque

Próxima Postagem

Rede C&C cria espaço para atendimento personalizado de consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
C&C e Cornershop firmam parceria para vender 5 mil itens pelo app de delivery

Rede C&C cria espaço para atendimento personalizado de consumidores

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile