Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Lojas do futuro sabem tudo do cliente e oferecem autonomia e experiências únicas

Aiana Freitas de Aiana Freitas
11 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Live shopping da Amazon no Valentine's Day

Live shopping da Amazon no Valentine's Day

É inegável que a pandemia de Covid-19 acelerou tendências em todas as áreas. As escolas passaram a operar sem salas de aula; as empresas, sem escritórios; o varejo, sem lojas. As tendências que viraram prática da noite para o dia no consumo foram tema da apresentação do consultor Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, no webinar “Retail Trends Pré-NRF O melhor da NRF 2021 Chapter 1”, transmitido pelo portal Mercado&Consumo.

Uma dessas promessas já cumpridas foi a desmaterialização da economia, diz Marinho. Ela já vinha sendo percebida, ainda que de forma mais lenta, antes de se ouvir falar do novo coronavírus. “Em 2019, a indústria fonográfica mundial cresceu 8,2% em receitas e, pela primeira vez na História, a maior parte dessas receitas, ou 56% delas, veio de serviços de streaming”, exemplifica. “As pessoas não pararam de gastar dinheiro com exercícios ou com música, mas estão fazendo isso de maneira diferente e obrigando o varejo e a indústria a se adaptar a novas realidades.”

A fronteira entre o online e o offline ficou ainda menor quando as lojas tiveram de, obrigatoriamente, fechar as portas. Ele destaca a grande adesão ao conceito de live commerce, estratégia de vendas e divulgação de produtos e serviços realizada no ambiente online. A Amazon, por exemplo, fez uma espécie de “mesa-redonda” com influenciadores no Valentine’s Day, o Dia dos Namorados americano.

Luiz Alberto Marinho citou, ainda, a tendência cada vez mais forte de as empresas conhecerem a fundo seus clientes. Ele citou o exemplo da Amazon Go, que tem câmeras e sensores que capturam e interpretam o comportamento dos clientes dentro das lojas, nas quais o consumidor faz tudo sozinho, da escolha do produto ao pagamento. Outro caso é o da loja inteligente do Walmart, completamente monitorada por câmeras – o objetivo, mais uma vez, é entender o comportamento do consumidor.

Além disso, as experiências continuam sendo muito valorizadas pelos consumidores. Marinho citou o exemplo da Drum Labs, de Londres, no Reino Unido, que, muito mais do que loja de instrumentos, é um local de encontro, reuniões e apresentações, e da nova loja-conceito da Lululemon em Chicago, que tem sala para ioga, vestiário e restaurante com produtos saudáveis. “Nós não estamos diante de inovações incrementais, mas de inovações radicais”, sentencia o especialista.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Concentração no varejo aumentou e vai aumentar mais

Próxima Postagem

Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.